Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

ABOBRINHA OU JERIMUM

Trianosperma diversifolia

Existem dois tipos de abobrinhas, muito comuns no solo brasileiro, usadas tradicionalmente na culinária popular. Suas propriedades medicinais são indicadas para casos de eripsela e uso veterinário.

Descrição : Planta pertencente à família das Cucurbitáceas, também conhecida como Abobrinha, jerimum-mirim, courgette ou curgete.

As flores são pequenas, amareladas ou esbranquiçadas. O fruto tem formato ovóide, é pequeno e vermelho. Esclarece Peckolt *que o fruto ainda verde possui sabor acre, amargo e enjoativo, de aroma desagradável. Com certeza a abobrinha é uma planta muito utilizada na culinária brasileira, porêm possui propriedades medicinais.

Também existe a erva da mesma família, a Wilbrandia verticillata, com fruto ovóide e liso e folhas curto-pecioladas. Informa Pio Correia,** "O fruto é drástico e a raiz," tuberosa e muito amarga.

Origem : Originou-se no continente americano, do Peru até sul dos Estados Unidos.

Indicações: Empregada também nas hidropisias e erisipelas crônicas.

Na medicina veterinária parece ser usada com sucesso contra a cólera das galinhas.

Princípios Ativos: Tainina, trianospermina, óleo gorduroso verde-escuro e resina mole.

Propriedades medicinais: Anti-diabético, anti-sifilítica, purgativa e depurativa

Abobrinha ou jerimum

* Theodoro Peckolt, naturalista e farmacêutico do Brasil Imperial.

** Manuel Pio Correia (1874 — 1934) botânico português. Naturalista, geólogo e pesquisador.

Os Tipos de Abobrinha

Existem dois tipos de abobrinha que são mais comuns no mercado brasileiro : A abobrinha do tipo menina, que tem o fruto com pescoço e a tipo italiana, com o fruto alongado sem pescoço.

Suas cores vão do verde bem claro, quase branco, até verde médio com faixas de cor verde mais escuro. Em alguns mercados, pode-se encontrar fruto de cor amarela forte e uniforme, que não deve ser confundido com o fruto verde amarelecendo por estar velho.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

COMO FAZER A EMULSÃO DE JERIMUN


Indique nosso site para um amigo.