ACAPURANA

Campsiandra laurifolia

Árvore nativa da amazônia, muito ligada a medicina xamânica amazônica, indiciado para casos de malária.

Descrição : Planta da família das Fabaceae, também conhecida como acapú-do-igapó, manaiara (Pará), comandaçu, cumandá, comanda-açú, capoerana, acapurana-vermelha, acapurana-da-várzea, caacapoc, caacapoc-dos-aborigenes.

É uma árvore de médio porte, que cresce ao longo dos rios e igarapés na Bacia Amazônica.

O nome comum peruano Huacapurana, pode aplicar-se a três diferentes espécies estreitamente relacionadas de árvores da Amazônia que são utilizadas de forma indiscriminada pela população local: Campsiandra angustifolia, C. comosa e C. laurifolia. Todas as três são árvores de médio porte que produzem flores branco rosadas pequenas com estames vermelhos.

Essas árvores (como a maioria das árvores Campsiandra) produzem uma vagem grande. As sementes são geralmente retirados da vagem, secas, para produzir farinha para pessoas e animais. Esta farinha é comumente referida como "Chigo de farinha de trigo."

Parte utilizada: Folha, casca, fruto

Propriedades medicinais : Febrífugo, tônico, antiartrítica, vulnerário, antiulcerous.

Indicações: A acapurana (três espécies) é um remédio com um para a febre da malária na Amazônia. Na região de Iquitos, herbalistas e curandeiros locais recomendam uma decocção ou tintura da casca para ser tomado duas vezes por dia para reduzir a febre relacionada à malária.

Nos sistemas de fitoterapia no Peru, também é recomendada para artrite e reumatismo, diarréia, como um tónico, e para outros estados febris.

Os índios Witoto na área de utilização da casca de C. pulverizado laurifolia para tratar feridas. Moradores do distrito de Loreto Peru usaram um chá de casca de C. comosa de um tónico. No Brasil, a árvore vai pelo nome comum de Cumandá ou acapurana e herbalistas recomendam a casca de C. comosa como um tónico, para a febre da malária, e para limpar feridas e úlceras.

Modo de usar:  

infusão das folhas: malária, febrífugo, tônico, tratamento de febres;

decocção da casca: banho local de úlceras e feridas; infusão dos frutos: uso local com sal e vinagre: impigens.

Banco de Dados de Plantas Tropicais - Por Leslie Taylor - 2006. Potencial anti-Leishmania e imunomodulador dos extratos e imunomodulador dos extratos de Campsiandra laurifolia Benth. (Fabaceae).

Acapurana


Indique nosso site para um amigo.