Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

ALFAVACA DE VAQUEIRO

Ocimum incanescens

Originária da América do Sul, de uso corrente pela população cabocla; por ser planta agreste, mas rude, é muitas vezes o único recurso que o mateiro ou caboclo tem na mata para tratar-se.

Descrição : Planta da família das lamiaceae, também conhecida como remédio de vaqueiro. Herbácea perene de até 1,20 m de altura e caule lenhoso, pouco ramificado, folhas ovadas, opostas, pecioladas, inteiras, finamente dentadas, recobertas de fina lanugem em ambas as páginas e odor pungente, flores brancas, miúdas, que se aglomeram em espigas no ápice dos ramos. O fruto-semente é um aquênio.

Plantio : Reproduz-se por sementes ou por estaquia. Prefere climas quentes, precisa de sol e não é exigente quanto ao solo.

Parte utilizada : Raiz

Habitat: Originária da América do Sul, ocorre espontaneamente em várias regiões do país.

História: De uso corrente pela população cabocla; por ser planta agreste, mas rude, é muitas vezes o único recurso que o mateiro ou caboclo tem na mata para tratar-se.

Alfavaca Cravo

Indicações e utilização:

Gases - como carminativo; Afecções respiratórias; tosses, bronquites, coqueluche, gripes, resfriados,

Febre - como peitoral, estimulante, antitussígena, sudorífica e expectorante; Cólicas renais, litíase renal: como antiespasmódico e litagogo.

Uso pediátrico: As mesmas indicações.

Posologia:

Adultos: 10 a 20 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água. Crianças de 2 a 5 anos: 2 ml 3 vezes ao dia, às refeições. De 5 a 8 anos: 3 ml 3 vezes ao dia, às refeições. De 8 a 12 anos: 4 ml 3 vezes ao dia, às refeições. 4g de erva fresca (2 colher de sopa para cada xícara de água) de folhas em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs; Xarope frio de 2 colhe­res de sopa de folhas amassadas com 1 xícara de chá de água e 1 colher de mel.

Crianças : tomam de 1/ 3 à '/z da dose.

Resumo Clínico: Usos etnofarmacológicos: carminativa, antitussígena, peitoral, estimulante, sudorífica, Expectorante, anti-espasmódica e litagoga.




Indique nosso site para um amigo.