Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento.Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

ASSA FÉTIDA

Ferula foetida

Uma planta comun no oriente médio, possui um odor desagradável, é muito utilizada na medicina tradicional com muitas propriedade terapêuticas.

Descrição : Planta da família das Apiaceae, também conhecida como férula, funcho-gigante, esterco-do-diabo.

Planta de porte herbáceo, monóica, perene, de 1.5 a 2m de altura, rizoma pivotado grande e carnoso, que forma uma espécie de coroa.

Folhas grandes, radicais, penapartidas com segmentos bipinados.

As flores aparecem no 5°. ano em umbelas que se formam em talos lisos de 10 cm de comprimento.

As flores são numerosas, verde-amareladas a brancas.

O fruto é ovado, chato, marrom avermelhado, com nítidas marcas de óleo.

O pequeno fruto tem suco leitoso, e sabor a alho e cebola, muito penetrante.

Partes utilizadas : Goma com resina oleosa.

Habitat: É nativa do Afeganistão e Ira.

História: É tempero importantíssimo na culinária indiana, e também é medicamento.

Já no ocidente, é mais conhecido como medicamento, embora em delicatessens e bazares também ofereçam a especiaria.

Faz parte das farmacopeias homeopática, ayurvédica e chinesa.

Propriedades medicinais: Anticoagulante, digestivo, hipotensor.

Indicações: bronquite, cólica, constipação, convulsão, dor, tosse forte, vermes. Afecções respiratórias: tosse forte, tosse espasmódica, bronquite, espasmos da glote, coqueluche.

Afecções gastrointestinais: gases, cólicas, espasmos, gastrite crônica, dispepsia e cólon irritável, ventre rebelde, cólicas flatulentas dos hipocondríacos.

Princípios ativos: Óleos essenciais: o principal é o dissulfito sec-profenil-isobutílico; Goma resina: ésteres do ácido ferúlico, farnesiferol A,B e C e mucilagem. Cumarinas sesquiterpenoides: asafoetida. Há o relato de edema da mucosa genital após aplicação externa no abdome.

Superdosagem: O uso de uma dose muito alta pode causar edema labial, e queixas gastrointestinais - arrotos, flatulência e diarreia; mal-estar e dores de cabeça.

Pessoas susceptíveis podem apresentar convulsões.

Caso seja necessário, tratamento sintomático deverá ser instituído.

Posologia: Adultos: 10ml de tintura em dose única, diluídos em água. 0,5g da goma-resina de cada vez, até 3 vezes por dia. Crianças de 2 a 5 anos: 1 ml em dose única, diluídos em água. De 5 a 8 anos: 1,5ml em dose única, diluídos em água. De 8 a 12 anos: 2 ml em dose única, diluídos em água. A planta é encontrada à venda em casas de especiarias em folhas, mas não há relatos de seu uso desta forma

Farmacologia: A assa-fétida tem, comprovadamente, um efeito desinfetante gastrointestinal suave; Já sua atividade sedativa é incerta; Em estudos com animais, ela apresentou efeito antitumoral e mutagênico sobre a Salmonella typhimurium.

Assa Fétida

Dieta  de 21 dias