Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

ASSA PEIXE

Cacalia Optica

Descrição : Da família das Compostas. Arbusto anual de até 3 metros de altura, as folhas são alternas, pecioladas, lanceolas, ásperas. de cor verde-escura na parte superior e lisas, e de cor verde-clara na parte inferior. As inflorescencias se apresentam en capítulos, que aparecem nas hastes terminais. O fruto-semente é um aquênio pequeno, de cor escura. Reproduz-se por frutos-sementes, em solos pouco férteis, pastagens, terrenos baldios, em lugares abertos e beiras de estradas. A inflorecenscia ocorre no início do inverno, época em que o vegetal começa a fenecer.

Origem : Brasil, nos estados da Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.

Modo de conservar : As folhas podem ser utilizadas frescas ou secas, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou pano.

Propriedades : Diurética.

Indicações : Suas folhas e flores são  usadas para combater a tosse e a rouquidão. Seu uso externo combate hemorróidas.

Principios Ativos : Alcalóides, flavonóides (velutina), glicosídios, óleo essencial e sais minerais.

Assa Peixe

Modo de usar

Como diuréticos, eliminador de cálculos renais - Coloque 3 colheres (sopa) de folhas picadas, em pedaços bem pequenos, em 1 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Coloque em uma garrafa térmica. Tome à vontade durante o dia, até às 17:00 horas. O paciente deve procurar urinar na posição deitada.

Tosses rebeldes; bronquites; gripes - Em 1 xícara de chá , coloque 1 colher de sopa de folhas bem fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia, podendo ser adoçado com mel.

Afecções da pele; dores musculares; reumatismo : Em um pilão coloque 3 colheres de sopa de folhas frescas fatiadas. Amasse bem, até adquirir a consistência de uma pasta. Espalhe em um pano ou gaze e aplique no local afetado, 2 vezes ao dia, deixando agir por 2 horas

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Formulação caseira da assa-peixe com mel

Xarope caseiro do guaco com assa-peixe.





Indique nosso site para um amigo.