Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento.Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BABÁ

Solanum agrarium

Uma árvore de pequeno porte originária do norte do Brasil, utilizadas em muitos processos inflamatórios.

Descrição : Planta da família das Solanaceae, também conhecida como bobo, bobo-frita, bombão, arrebenta-boi, arrebenta-cavalo, jurubeba-do-campo, joa, juceri-baba, juá-do-norte, juá-bravo, juá-amarelo, joazeiro-bravo, joati, camapu, melancia-brava, melancia-da-praia, minola. A família das solanaceas é constituída de 106 gêneros, distribuídos pela América do Sul. Trata-se de um arbusto de caule reto e espinhoso, com mais ou menos 50 centímetros de altura.

Indicações: O chá de suas raízes podem ser utilizados contra cefalalgia, cólica, diarreia, disposição ao idiotismo, doença cutânea, furúnculo, inchação dos testículos, tuberculose.

Tem a propriedade de fazer desaparecer as manchas de pano na pele, pode ser utilizada contra urticárias, no caso da utilização de seus frutos maduros aplicados no local, também contra absessos e furúnculos.

Toxicologia: O decocto de sua raiz é utilizado como abortivo, estudos também mostraram que o extrato etanólico de suas folhas apresentaram atividade espasmódica.

Dizem que os cavalos morrem quando comen seus frutos e as vacas transmitem sua toxidade pelo leite.

Referências:

Agra, Maria de Fátima., Kiriaki Nurit-Silva., Lúcia Raquel Berger., Flora da Paraíba, Brasil, Universidade Federal da Paraíba.

BUNN, Karl., Glossário da Medicina Oculta de Samael Aun Weor., Editora Samael Aun Weor, 2012.

Correia, Ana Carolina de Carvalho., Participação dos canais de potásio na ação espasmolítica de solanum agrário sendtner em íleo de cobaia e útero de rata. Universidade Federal da Paraíba.

JÚNIOR, Ademir Barbosa., Guia Prática de Plantas Medicinais, descubra o que os vegetais podem fazer pela sua saúde- Universo dos Livros Editora, São Paulo, 2005.

MOREIRA, Frederico ., As plantas que curam: cuide da sua saúde através da natureza - 5. Edição, Hemus Editora Ltda, 1971.

Baba


Dieta  de 21 dias