Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento.Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BAICURÚ

Statice brasiliensis

Descrição : Planta da família das Plumbaginaceae, também conhecida como guaicuru.

Erva que vegeta no litoral, parcialmente enterrada na areia, às vezes é coberta pelo mar.

É uma das 320 espécies de Plumbagináceas (Pio Corrêa 1952).

Raiz subcilíndrica, longa, casca externa marrom fibrosa e granular.

Folhas radias ascendentes, 15a 20cm de comprimento por até 7cm de largura, a flor lembra a da saxífraga. sabor adstringente.

Faz parte da Farmacopeia Brasileira.

Parte utilizada: Tubérculos e folhas.

Habitat: Nativa do Sul do Brasil, especialmente do Rio Grande do Sul.

História: É planta que goza de grande reputação popular como adstringente e nos engurgitamentos glandulares.

Indicações: Diabete, dismenorreia, corrimento uterino, esterilidade, inflamação (útero, ovário), úlcera.

Baicuru

Uso na gestação e na amamentação: Não há relatos sobre sua farmacodinâmica nestas condições, onde se recomenda evitar seus uso, especialmente nos 3 primeiros meses.

Princípios ativos: Sulfatos, cloritos e fosfatas de sódio, potássio,magnésio e cálcio, resinas, ceras e matéria corante. alcaloides (baicurina) e taninos . Princípios voláteis. Ácido 4-O.metilgalico, sitosterois, saponina triterpenica (Rosito 1975).

Uso na gestação e na amamentação: Não há relatos sobre sua farmacodinâmica nestas condições, onde se recomenda evitar seus uso, especialmente nos 3 primeiros meses.

Farmacologia: E utilizada na medicina popular e indústria farmacêutica regional do Sul do Brasil como anti-inflamatória, bactericida e adstringente.

A raiz concentra os princípios ativos.

Há relatos populares de aumento na fertilidade feminina com apenas 1 mês de tratamento.

Posologia: 10g de raízes frescas ou 5g de raízes secas (1 colher de sopa para cada xícara de água) em decocto até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs. Cápsulas de 30g 1 antes das principais refeições; Extrato líquido, segundo as especificações do laboratório fabricante.


Dieta  de 21 dias