Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento.Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BALATA

Mimusops Balata

Essa pequena fruta comum em muitos jardins é um bom coadjuvante no tratamento da gota.

Descrição : A balata pertence à família das Labiadas, é uma planta ornamental, lactente, comum em jardins, também conhecida como goma da Sumatra, guta e goma guta (Cavalcante, 158). Distribúi-se do Paraná até a floresta Amazônica.

O látex da espécie, é utilizado para se obter uma massa para calafetação de canoas, também na odontologia pode ser usado como material para obtrução de canais radiculares.

Indicações: Recomendam-na para o tratamento da gota reumática, sendo também com antispasmódico, calmante, emenagogo, diurético, tônico, vermífugo, aconselhado na histeria, nos espasmos do esôfago e nas perturbações nervosas intensas. (Moreira, 57)

Princípios Ativos : Contém tanino, um princípio amargo e um óleo essencial.

Modo de Usar : Aplica-se, em doses de 2 a 3 xícaras por dia, a decocção de 15 a 30g da planta em 500g de água.

Referência:

CAVALCANTI, Rogério. Fitodontologia - 1. Edição, Rio Branco/AC, Clube dos Autores, 2013.

MOREIRA, Frederico ., As plantas que curam: cuide da sua saúde através da natureza - 5. Edição, Hemus Editora Ltda, 1971.

SOUZA, Julio Seabra Inglez, Aristeu Mendes Peixoto, Francisco Ferraz de Toledo., Enciclopédia agrícola brasileira: A-B - EdUSP, 1995. ISBN 8531401291.

Baba


Dieta  de 21 dias