Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

AS SEMENTES DO BAOBÁ

Adansonia digitata

Planta com diversas propriedades febrífugas e sudoríferas, úteis no combate a febres e disenteria.

Descrição : Planta da família das Bombacaceae, também conhecida como árvore-dos-mil-anos, adansônia, bondo, ibondeiro e imbondeiro. É uma árvore originária da África e bem aclimantada no Brasil. É considerada uma das rainhas da flora mundial, dura milênios e possui grande porte. Uma característica dessa árvore é o volumoso tronco que pode atingir até 16 metros de diâmetro, o que lhê dá grande capacidade de acumular água e sobreviver a períodos de seca.

Parte utilizada: sementes e frutos, floresce uma vez por ano e suas flores ficam de cabeça para baixo até cairem no chão. Durante a noite suas flores exalam um cheiro que atraem os morcegos que fazem a polinização.

Origem: África, é a única espécie de Adansonia que ocorre no continente Africano. É encontrada nas savanas quentes e secas da África subsariana. Ocorre também em zonas de cultivo e em áreas povoadas.

Propriedades medicinais: adstringente, antidiarreica, antidisentérica, emoliente, aperitiva, febrífuga, sudorífica.

Indicações: febres intermitentes, diarreia, disenteria.

Modo de usar:

- decocção da casca: febres intermitentes.

- refresco da polpa dos frutos: antidisentéricas e antidiarreicas.

Espécies: De acordo com Vainsencher, existem oito espécies de baobá, a Adansonia digitata (África Central e Sul da África), Adansonia grandidieri (Madagascar), Adansonia gregorii (Nordeste da África), Adansonia madagascariensis (Madagascar), Adansonia perrieri (Madagascar), Adansonia rubrostipa(Madagascar), Adansonia suarezensis (Madagascar)e Adansonia za(Madagascar).

Referências:

GONSALVES, Paulo Eiró., Alimentos Que Curam, Alimentos Medicamentos - 17 Edição, IBRASA - Livros que Constroem, 2013. Página 34.

JUDD, Walter S.,Christopher S. Campbell,Elizabeth A. Kellogg,Peter F. Stevens,Michael J. Donoghue., Sistemática Vegetal - 3.ed.: Um Enfoque Filogenético - Artmed Editora2009.

PEREIRA, Rinaldo Pevidor., Mancala, o jogo Africano do ensino da matemática., Appris Editora e Livraria Eireli - 2016. ISBN 978-85- 473-0213-9.

Baoba