Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BATATA MEXICANA

Dioscorea sylvatica

Essa planta possui impressionantes propriedades antidepressivas e anabolizantes, sendo um excelente auxiar contra o envelhecimento precoce.

Descrição : Planta da família das Dioscoreaceae. Essa planta é utilizada em terapias para combater o envelhecimento precoce, graças a ação das saponinas e diosgeninas, na parte de florais é utlizada para combater estados depressivos e melancólicos.

Parte utilizada: Raízes, rizoma, caule.

Princípios Ativos: saponinas, diosgeninas.

Propriedades medicinais: afrodisíaca, analgésica, antidepressiva, antiemética, contraceptiva, depurativa, emenagoga, expectorante, sedativa.

Indicações: Alterações emocionais (tendentes à melancolia e depressão), apatia sexual, dor articular, dor menstrual, envelhecimento precoce, menopausa, náuseas matinais (inclusive na gravidez), osteoporose, perda de massa muscular, problemas gastrintestinais, próstata, tendência a engordar.

Nota: Seus compostos fitoestrógenos no organismo humano transformam-se em cortisona, estrógenos e compostos similares a progesterona feminina.

Contraindicações/cuidados: Não usar na gravidez. Em excesso pode trazer problemas gastrointestinais. Existe o problema também da forma com que os compostos fitoestrógenos se comportam no organismo. Eles se convertem em cortisona, estrógenos e compostos similares a progesterona feminina.

Modo de usar: Na alimentação, em pequenas quantidades nas refeições diárias.

Batata Mexicana

Referências

_Revista de saúde publica, Volume 42,Edições 3-4, Faculdade de Higiene e Saude Publica da Universidade de São Paulo, 2008.

Lent, Herman, Revista Brasileira de Biologia, Volume 48, Edições 3-4, Acadêmia Brasileira de Ciências.

Michalun, Natalia, Varinia Michalun., Dicionário de Ingredientes para Cosmética E, Cengage do Brasil, Terceira Edição. ISBN-8522108919.