Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

PARA QUE SERVE O BENJOIM

Styrax

Famosa árvore utilizada para a produção de incenso, seu odor tem a fama mísitica de afugentar má influências.

Descrição : Da família das Styracaceae. É uma árvore que atinge até vinte metros de altura e vegeta exclusivamente na Ásia tropical, Tailândia e Sumatra. Através do corte, do seu tronco extrai-se um soro que endurece ao ar e ao sol para a fabricação de incenso de java. Das duas variedades em comércio, a única notoriamente valiosa é a do Sião, nomeadamente da Península de Malaca.

Modo de Conservar : Armazenamento: proteger da luz. A temperatura não deve exceder a 25oC.

Propriedades medicinais: Antisséptico, expectorante.

Indicações: Gases.

Utilização : No Oriente, há milhares de anos considera-se que as agradáveis fumigações produzidas com a queima da Goma de Benjoim afugentem das paredes domésticas qualquer tipo de adversidade.

Na China, durante milênios ela foi utilizada para fins medicinais (digestivo, antisséptico, etc.). No Ocidente, ela tem um uso clássico na alta perfumaria, onde a sua tinta alcoólica ainda é um ingrediente insubstituível.

Usos do Benjoin de Sião e de Sumatra: Aplicação protetora para irritações da pele. A tintura misturada com água e glicerina pode ser aplicada localmente em úlceras cutâneas, fendas nos mamilos e fissuras de lábios e ânus.

Para inflamação de garganta e brônquios, a tintura pode ser administrada com um pouco de açúcar. A tintura e seus compostos podem ser usados, em certas ocasiões, em água fervente como inalantes para tratamento de catarro no trato respiratório superior, devido sua ação expectorante e suavizante. Em combinação com óxido de zinco se usa em unguentos para lactantes.

Usos da tintura de Benjoin composta: Utilizado na laringite aguda e catarro, misturado a água quente para inalação dos vapores. Resultados efetivos podem ser obtidos agregando uma colher de chá da tintura à água quente em um inalador e aspirar o vapor. Também administrado com açúcar na inflamação da garganta e brônquios e em aplicação local, misturado em glicerina e água para úlceras, fendas nos mamilos e fissuras dos lábios e ânus.

Benjoim

Dieta  de 21 dias