Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

BICUIBA

Myristica bicuhyba

Descrição : Da família das Myristicaceae. Também conhecida comonóz moscada brasileira, bucuuvaçu, bicuiba de folha miúda. ÁÁrvore grande, elegante de até 25m de altura, folhas simples, lanceoladas ou alongadas, Alternas. O fruto contém uma semente da cor de chocolate, envolta cor um arilo e uma substância oleosa, o óleo de bicuíba. Habitat: Mata Atlântica, especialmente de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. História: Seu óleo era usado no final do século XIX para combustão e indústria de sabonetes e exportado para o Reino Unido. Os mateiros utilizam as sementes secas como velas. Em Minas seu óleo é reputado como antiferruginoso para armas de fogo.Muito usada como medicamento popular em diarreias e artralgias.

Partes utilizadas : cascas e sementes.

Habitat: Mata Atlântica, especialmente de Espirito Santo. Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

História: Seu óleo era usado no final do século XIX para combustão e indústria de sabonete e exportado para o Reino Unido. Os mateiros utilizam as sementes secas como veias. Em Minas seu óleo é reputado como antiferruginoso para armas de fogo. Muito usada como medicamento popular em diarreias e artralgias.

Indicações :Asma brônquica e bronquite: como expectorante e estimulante do centro respiratório; Diarreias agudas ou crónicas: como adstringente e antiespasmódico. Metrorragia ou hipermenorréia: como adstringente e hemostático. Também indicado para controle da disme-norréia em miomatose, endometriose e adenomiose.

Uso pediátrico: Indicada no tratamento de diarreia aguda em crianças e como mucolítico e broncodilatador em crises asmáticas com expectoração abundante. Uso na gestação e na amamentação: Mulheres que querem engravidar e durante o primeiro trimestre da gravidez. É indicado como galactagogo.

Contraindicações: Em alérgicos a taninos e homens com oligospermia em tratamento contra infertilidade.

Princípios ativos:Neolignanas; Óleos essenciais; Óleos fixos: ácidos graxos; Taninos; Bicuibina; Fibras.

Posologia: Adultos:10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água 2g de erva seca (1co-Iher de sopa para cada xícara de água) de cascas e raízes em decocção até 3 vezes ao dia; Crianças de 2 a 5 anos: 2ml 3 vezes ao dia, às refeições. De 5 a 8 anos: 3ml 3 vezes ao dia, às refeições. De 8 a 12 anos: 4ml 3 vezes ao dia, às refeições. Posologia por peso corporal: 0,3ml/Kg/dia.

Efeitos colaterais: Até o presente, o uso das doses recomendadas não apresentou nenhum efeito colateral. Em alérgicos a íaninos e homens com oligospermia em tratamento contra infertilidade.

Toxicologia: As sementes podem apresentar - toxidade em doses (muito) elevadas. Os sintomas são: hipotensão, instabilidade, hemodinãmica, convulsão, agitação, alucinações, confusão mental e óbito caso não haja tratamento efetivo. A DLM é de 1 g/kg para camundongos.

Superdosagem: Deverão ser feitos: o esvaziamento gástrico, lavagem com soro fisiológico e colocação de sonda naso-gástrica e medidas de suporte - hidratação venosa, monitoração hemodinãmica, bloqueadores H2 da histamina e sedação para casos de agitação e convulsões.

Farmacologia:Os óleos essenciais possuem ação analgésica, antiespasmódica, aníiinflamaíória, sedativa, antiadesi-va plaqueíária e estimulante do útero. A ação adstringente antidiarréica foi demonstrada por autores brasileiros na década de 30 do século passado e atribuída a seus taninos, também eficientes da doença de Crohn e carcinoma medular da tireóide. Não há estudos sobre a sua farmacodinâmica.


Noz Moscada



Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.