Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BISNAGUEIRA

Spathodea campanulata

É uma planta perene e altamente tóxica, sendo seu uso apenas ornamental, muito atraente para as aves por armazenar água.

Descrição : Planta da família das Bignoniaceae, também conhecida como espatódea ou tulipeira.

Seu porte é médio, podendo atingir 24 metros.

Na África, seu local de origem, pode-se observar exemplares com até 30 metros de altura.

O tronco apresenta um diâmetro de 30 a 50 cm, a madeira é clara e mole e a casca fina e suberosa.

As folhas são grandes, opostas e são compostas por numerosos folíolos (4 a 19) alongados e oval-lanceolados.

O nome genérico deriva da palavra grega spathe (σφατηε), relativa ao cálice em formato de espádice. (P. Beauv. é a abreviatura padrão de Ambroise Marie François Joseph Palisot de Beauvois (1752 - 1820), naturalista francês).

Utilidade : As flores abertas têm uma forma de taça e retém a humidade do orvalho ou da chuva, podendo tornar-se atrativas para muitas espécies de aves, apesar da toxidade apresentada para as mesmas.

Em jardins e parques neotropicais, o seu néctar atrai muitos beija-flores, como o beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis), o beija-flor-preto-e-branco (Florisuga fusca), ou o beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura).

A sua madeira é macia e por isso a árvore é por vezes usada por aves que fazem os seus ninhos escavando os troncos, como os barbaças.

O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido

Cultivo : Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado, e enriquecido com matéria orgânica.

Árvore tipicamente tropical, não se adapta a países de clima frio.

Multiplica-se por sementes e estacas que germinam com facilidade. Devido à sua grande capacidade reprodutiva, a tulipeira pode tornar-se invasiva em determinadas situações.

Origem: África Central

Contraindicações/cuidados: tóxica .

Efeitos colaterais: Alucinações e a seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa.

SPATHODEA CAMPANULATA, CONSTITUINTES QUÍMICOS DAS RAIZES E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE- Dalva Trevisan Ferreira1 (PQ), Elisângela Vinhato1 (IC), Rubens Cecchini 2(PQ), Sandra Cristina Heim2 (IC), Oliver Westby Howarth 3(PQ), Raimundo Braz-Filho 4(PQ)

Bisnagueira

Dieta  de 21 dias