Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

BOLDO BAIANO

Vernonia condensata

Descrição : Planta da família das Asteraceae, também conhecida como acumã, alcachofra (CE), alomã, alumã, aluman, árvore-do-pinguço (SP), assa-peixe, boldo, boldo-baiano (SP), boldo-chinês, boldo-goiano (MG), boldo-japonês (PE), boldo-africano, boldo-de-goiás, cambará-guaçu, fel-de-índio, figatil, heparém, luman (BA). Árvore de pequeno porte, que chega a atingir até 5 metros de altura, bem ramosa e quabradiça. Folhas alternas, pcioladas, mambranáceas e de bordo pouco serrilhado, cor verde escuro. . Flores em capítulos pequenos reunidos em cachos axilares e terminais são esbranquiçadas. O fruto-semente é um aquênio com papilho sedoso. Toda a planta apresenta forte sabor amargo, que mastigada se torna doce.

Plantio : Reproduz-se por estacas de galho em solo fértil, não sendo exigente quanto ao clima e solo

Partes utilizadas : Folhas.

Habitat: É comum no em várias regiões do Brasil, em quintais e hortas.

História: Sendo de origem africana, foi trazida pelos escravos do Benin e da Nigéria e hoje é de uso corrente pela população.

Origem : Quanto a origem, acredita-se que é africana e que foi trazida ao Brasil pelos escravos das áreas de Benin e Nigéria.

Propriedades : Distúrbios de estômago e fígado, gases intestinais, colesterol alto, diarréia alimentar, insuficiência hepática, inapetência, inflamação da vesícula, colecistite

Indicação : Planta amplamente cultivada em hortas e jardins domésticos de todo o leste e sudeste do Brasil para uso caseiro de várias moléstias, hábito este herdado de nosso escravos que a trouxeram da África para a Bahia. Somente as folhas são utilizadas, cuja colheita pode ser feita em qualquer época do ano, de preferência antes do surgimento de flores. É empregada tradicionalmente para a supressão de gases intestinais, insuficiência hepática e inflamação da vesícula. As folhas são usadas em infusão como analgésico, sedativo e estimulante do apetite, porém principalmente empregadas nos casos de distúrbios do fígado e do estômago. Também é indicado para colecistite e diarréia alimentar.

Principios Ativo : Saponinas, glicosídeo cardiotônico (vernonina), substâncias amargas (lactonas sesquiterpênicas), óleo essencial, flavonóides

Modo de Usar : Gases intestinais, colesterol com taxa alta, insuficiência hepática, colescistite aguda (inflamação da vesícula) Em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sopa) de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) de manhã em jejum, e outra, 30 minutos antes das principais refeições. Colecistite, diarréia alimentar Coloque 1 colher (sopa) folhas picadas em 1 xícara (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 3 minutos, espere esfriar e coe. Tome 1 xícara (chá) quando sentir a dor. No caso da diarréia tome a mesma dosagem logo após a evacuação. Colecistite aguda, insuficiência hepática, gases intestinais, fluidificante do suco biliar, hepatoprotetor, cálculos biliares, colesterol com taxa alta, inapetência Coloque 3 colheres (sopa) de folhas fatiadas em uma garrafa de vinho branco seco. Deixe em maceração por 5 dias, agitando de vez em quando e coe. Tome 1 cálice 30 minutos antes das principais refeições.

Boldo Baiano

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Receita Caseira de Vinho medicinal do aluman.

Receita Caseira de Chá de Aluman.




Indique nosso site para um amigo.