Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Bredo

Amaranthus hypochondriacus

Descrição : Planta da família das Amaranthaceae, também conhecida como bredo e amaranta. Erva encontrada do amazonas ao Rio de Janeiro. Apresenta ramos mais ou menos avermelhados, folhas ovais verdes ou violáceas. Flores verde pálidas em espigas. O fruto é uma cápsula que apresenta uma única semente, castanha ou preta.

Parte utilizada: Folhas.

Propriedades medicinais: Adstringente, antisséptico, demulcente, diurético, regulador menstrual, tônico, vulnerário.

Indicações: diarreia, disenteria, menorragia, gengivites, amidalites, corrimento vaginal, ferimento, hemorragia nasal e nos intestinos, leucorreia.

Modo de usar:

- Infusão ou decocção para uso interno : duas colheres de sopa de folhas e flores secas em 1 litro de água fervente. 3 xícaras de chá ao dia: diarreia, disenteria, hemorragia nos intestinos;

- Infusão ou decocção para uso externo: seis colheres de sopa de folhas e flores secas em um litro de água: lavagem de ferimentos, hemorragias, gargarejos e bochechos para aftas e ulcerações bucais, irrigações vaginais, compressas.

Bredo

Dieta  de 21 dias