Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Bucha Paulista

Luffa cylindrica

O fruto dessa trepadeira é utilizado como purgante e vermífugo em forma de infusão.

Descrição : Trepadeira de até 5 metros, de folhas grandes, ásperas e verde escuras, que lembram a forma de uma mão aberta. Flores grandes amarelas. Fruto de até 50 cm de comprimento, cilíndrico, amarelo quando maduro e castanho escuro quando seco.

Habitat : Clima tropical, mas em regiões com 900 a 1200 metros de altitude, verões suaves ( 22 a 25 graus) e boa ventilação, tem mostrado boa produção. Prefere solo argilo-arenoso, fértil, bem drenado e com acidez fraca. Deve ser plantado na primavera. Exige fertilidade e se dá bem com adubação orgânica.

Indicações : A polpa do fruto da luffa cylindrica madura é usada pelo povo como purgativa e vermífuga. infusão com 8 gs para um copo de água fervida. Caules e folhas têm seu uso popular nas pertubações do fígado, prisão de ventre e anemia.

Dosagem : O fruto da bucha dos paulistas é bastante utilizado como esponja para banho.

Bucha

Dieta  de 21 dias