Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CAAPEBA

Piper marginatum

Descrição : Planta da família das Piperaceae, também conhecida como cipó-de-cobra, erva-de-nossa-senhora, parreira-brava-da-branca, pani. Planta trepadeira caule ereto, muito ramificado e com nós bem salientes, folhas redondas em forma de coração. Flores em cachos, recortadas na margem e de cor amarelada.

Origem : Nordeste Brasileiro

Parte utilizada : Raiz.

Princípios ativos : Óleo essencial, substâncias fenólicas, esteróides, mucilagens, pigmentos, apiol.

Propriedades medicinais: Digestivo, diurético, tônica, diaforético, diurética, desobstruente, emoliente, resolutiva, estomáquica, sudorífera, febrífuga, antipirética, antiepiléptica

Indicações: Afecção do fígado, das vias urinárias, dor em geral, febre, gases, picada de inseto, picada de cobra, tônico pós-parto, furúnculo.

Modo de usar :

Para furúnculos usar como cataplasma. Pegue algumas folhas secas, adicione um pouco de água fervente e deixe amolecer. Junte um punhado quando as folhas estiverem ainda mornas e coloque sobre o furúnculo. Deixe por uns 20 minutos e repita umas duas ou três vezes ao dia. Em pouco tempo o furúnculo supura, proporcionando um grande alívio. Este cataplasma também pode ser empregado em casos de queimaduras, dores de cabeça e até mesmo reumatismo.

Para a febre utilizada na forma de chá, ou mesmo tinturas. Toma-se em doses menores de duas em duas horas, mas recomenda-se ficar atento ao estado febril, quando podemos entrar com outras plantas também, como o sabugueiro ou o salgueiro.

Caapeba

Dieta  de 21 dias