Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CACTUS

Cereus brasiliensis

As propriedades dessa planta o tornar um excelente agente de emagrecimento saudável e popular tônico cardíaco, também possui excelente valor nutricional rico em fibras e vitaminas.

Descrição : Planta da família das Cactaceae. Seu caule tem formatriangular, suculento e guarnecido de espinhos, não têm folhas, que são substituídas por pêlos.

Indicações: O ômega 3 presente na composição dessa planta ajuda na degradação da gordura, reduzindo o LDL e prevenindo doenças cardiovasculares.

Possui a propriedade de reduzir o apetite, provocando um emagrecimento saudável, moderando o apetite devido a presença da tiamina em sua composição.

A presença de betalaína e indicaxantina o tornam um diurético, que pode ser utilizado para combater a retenção hídrica e como desintoxicante.

Também é bronquite crônica, dor de cabeça, insuficiência aórtica, males do coração (devido a fumo ou bebidas alcoólicas), palpitação cardíaca (sem debilitar o sistema nervoso), palpitação nervosa.

Modo de usar: chá, por infusão, ou cápsulas em formulações prontas.

Propriedades medicinais: tônico cardíaco.

Propriedades químicas: rica em fibras, proteínas, ômega 6 e 9, vitamina C, os diuréticos betalaina e indicaxantina e a substância tiramina, betalaína e indicaxantina.

Contra Indicações:

Seu uso não é recomendado para pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer substância encontrada na fórmula, gestantes, mulheres em fase de amamentação e diabéticos.

Em estudos realizados não foi constatado nenhum efeito colateral associado ao medicamento. 

Bibliografia:

_A cura pelas plantas: e diversos meios de grande poder curativo - Folco Masucci, 1972

_Publicação, Edição 57, Brazil. Departamento Nacional de Obras contra as Secas, 1922.

_Livro verde das plantas medicinais e industriais do Brasil: Descrição das plantas medicinais, industriais, comestiveis, tóxicas e venenosas; suas curiosidades históricas e lendas, Volume 2 - Velloso, 1965.

The Oriard, A Homeopatia ao alcance de todos, Typ.-Lith. P de Mello & c., 1916.

Cacto