Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CAJUZINHO

Anacardium humile

Descrição : Nativo em áreas de cerrados arenosos, campos cerrados e campos rupestres de todo o Brasil, também conhecido como Cajuí, caju-do-cerrado, cajuzinho-do-campo.

Propriedades : Afecções da pele, diarreia, tosse, abaixar a glicose sanguínea.

Indicação : Seus frutos (pseudo frutos) são doces e comestíveis, sendo muito procurados para consumo tanto in natura como na forma de doces, sucos e geleias.

A castanha tem os mesmos usos do caju-verdadeiro (Anacardium occidentale L.). A planta toda é empregada na medicina caseira em várias regiões do país conforme indicações baseadas na tradição.

O óleo do pericarpo do fruto verdadeiro (castanha) é vesicante e usado como cautério para afecções da pele. A infusão tanto de suas folhas como da casca do caule subterrâneo (xilopódio) é indicada contra diarreia.

O suco dos pseudo frutos (cajuzinhos) é referido na literatura etnofarmacológica como antissifilítico. A infusão das inflorescências é empregada contra tosse e também para abaixar a glicose nos diabéticos.

Princípios Ativo : Antissifilítico, béquico, antidiabético, antidiarreico, cauterizante

Modo de Usar : diarreia Colocar 1 xícara (cafezinho) de folhas bem picadas ou cascas de caule subterrâneo em um litro de água fervente. Tomar três xícaras (chá) ao dia.

Tosse : Colocar em um litro de água fervente 1 colher (sopa) das inflorescências. Abafar, adoçar, tomar 3 xícaras (chá) ao dia. Abaixar a glicose sanguínea Ferver por 5-10 minutos, em um litro de água , 1 xícara (chá) de inflorescências. Tomar 3 xícaras (chá) ao dia.

Cajuzinho


Dieta  de 21 dias