Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CALDO BRANCO

Verbascus thapsus

Descrição : Pertence à família das Verbenáceas, também conhecida também pelos significativos nomes de erva-de-papai-noel, erva-de-nossa-senhora, orelha-de-lobo. É planta selvagem, muito comum às margens das rodovias francesas e nos terrenos incultos. Pode alcançar um metro ou pouco mais de porte. Suas folhas são cobertas de pelos esbranquiçados, suas flores são amarelas. A flor pode medir até dois centímetros e é ela que se usa como medicamento.

História : As virtudes do caldo branco são conhecidas desde a antiguidade. Plínio já em seu tempo o aconselhava "para acalmar as pessoas afetadas dos pulmões". Recomendava igualmente o seu emprego nos cavalos atacados de pulmoneira.

Propriedades Medicinais : Em infusão é usada como emoliente. As suas virtudes, se reais, não são enérgicas demais, pois ela é empregada principalmente como emoliente e sedativa.

Princípios Ativos : Contém glicosido e sobretudo mucilagens de tanino e de resinas.

Indicações : É uma das quatro flores que se usam, em tisana, preparadas juntas, como expectorante, conhecido popularmente sob o nome de "tisana de quatro flores" mas que, contrariamente ao seu nome, requer realmente sete flores em sua elaboração: o caldo branco, a malva, a papoula, a tussilagem, o malvaísco, a violeta, o pé-de-gato, empregados em partes iguais. A tisana assim preparada é também depurativa e laxante, útil, portanto, nas moléstias da pele, no tratamento de espinhas, furúnculos, eczemas e constipação.

Modo de usar : Em infusão as medidas usadas são 15g de flores ou 20g de folhas para um litro de água. Na medicação externa, as folhas verdes do caldo branco, cozidas em leite e aplicadas sob forma de cataplasmas nas partes afetadas, acalmam as dores das hemorroidas, das cabeças-de-prego, queimaduras e panarícios. O mesmo remédio acalma igualmente as cólicas violentas. A raiz do caldo branco, cortada em rodelas e secas, é um excelente diurético, que pode ser útil nos casos de cálculos renais e na gota. Toma-se a infusão várias vezes ao dia, de manhã em jejum ou durante o período diário, entre as principais refeições (no total cerca de 125 a 225g).

Caldo Branco

Dieta  de 21 dias