Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CAMOMILA RAULIVEIRA

Helenium alternifolium

Mais conhecida por fornecer um chá de sabor agradável do que como remédio, a camomila trata com eficácia de problemas diversos como indigestão e hiperacidez, enjoos em viagens, cólicas, pele inflamada e insônia. Deve-se usar camomila de boa qualidade para ter bons resultados.

Descrição : Planta da família das Asteraceae.

Origem : Existente no estado selvagem na Europa e na Ásia temperada, a camomila também se adaptou à Austrália e aos EUA.

Parte utilizada: Flores e folhas.

Princípios Ativos: Saponinas e óleos essenciais.

Propriedades medicinais: Estomáquica, febrífuga, hepática, antialérgico, anti-inflamatório, relaxante, alivia espasmos, acalma a digestão e cicatriza feridas.

flor da camomila
camomila ou maçanilha camomila - flores pé de camomila

Indicações

Problemas digestivos e inflamatórios : A camomila, possivelmente a planta medicinal europeia mais usada, pode ser usada por bebés, crianças e adultos, para todos os problemas ligados ao sistema digestivo. Desde aftas e dores de estômago até cólicas e diarreia, a camomila acalma a inflamação, a hiperacidez e as cólicas e favorece uma recuperação eficaz.

Tomar regularmente a tisana de camomila pode ser eficaz contra problemas inflamatórios como gastrite, doença de Crohn e colite. Para melhores resultados, faça a infusão num bule ou numa chávena com um pires em cima, pois a maioria dos constituintes ativos estão no vapor.

Em aplicação tópica — use a infusão como loção, sobre erupções, escoriações e picadas de insetos — a camomila é um excelente anti-inflamatório. Aplique um sache quente de chá de camomila em olhos doridos ou irritados. Em loção ou cataplasma, as flores podem ajudar a tratar mastite e mamilos doridos.

Dores menstruais : O uso da tisana de camomila para aliviar dores menstruais precede a era romana. Há outras plantas medicinais que podem ser igualmente boas para este problema.

Tensão nervosa : A camomila é boa para tratar cãibras, sobretudo a tensão muscular resultante do stress ou do trabalho excessivo. Enquanto sedativo e relaxante leve, pode ajudar em situações em que a ansiedade e o stress perturbam o normal funcionamento digestivo, por exemplo, na síndroma do cólon irritável. Tomar regularmente camomila combinada com gengibre.

Males infantis : Um remédio ótimo para crianças, a camomila pode ser dada a crianças a partir dos seis meses. Quando os bebés sofrem de cólicas e desconforto digestivo, as mães lactantes podem beber a tisana ou juntar uma chávena da mesma ao banho do bebé. A camomila acalma bebés rabugentos e cansados, induzindo o relaxamento e uma boa noite de sono. Pode ser dada a crianças em todos os problemas gastrointestinais e pode dar alívio na fase da dentição. Se o sabor for um problema, junte à tisana sumo de maçã ou de groselha sem açúcar. Não tome o óleo essencial internamente a não ser por conselho de um profissional.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Receita de chá de camomila.

Receita de chá de erva doce com camomila.

Receita de chá de erva cidreira com camomila.

Como fazer um banho de assento do chá da camomila.

Assepsia do chá da camomila coma a açafroa.

Receita de chá de camomila com laranjeira.

Receita de vapor do chá da camomila.

Banho terapêutico com chá de camomila.

Um vinho medicinal feito da camomila.


A ALEGRIA DE UM JARDINEIRO

Na época medieval, a camomila era considerada "o médico das plantas". Diz-se que nada contribui mais para a saúde de um jardim do que alguns pés de camomila espalhados peio mesmo. Uma planta murcha ou doente pode recuperar se lhe puserem ao lado camomila.

Dieta  de 21 dias