Amazônia semelhante a jabuticaba.A grande virtude da planta e sua quantitade de vitamina C. E a maior fonte de vitasmina C de que se tem noticia, superando em muito a acerola, com cerca de 2g de vitamina por 100g da fruta, 30 vezes o conteudo da laranja">
Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BENEFÍÇIOS DO CAMU CAMU

Myrciaria dubia

Descrição : Da família das myrciaria. É uma frutinha nativa das várzeas da Amazônia semelhante a jabuticaba, porém suas sementes são bem pequenas e com uma concentração de vitamina C (de 2870 a 6.100mg), superior 120 vezes mais que a laranja (41,0 mg de vitamina C), 60 vezes mais que o limão (100mg) e muitas vezes superior a acerola (1.790 mg de vitamina C).

É uma pequena árvore que frutifica entre os meses de novembro a março. A floração ocorre durante praticamente o ano inteiro, sendo que os menores índices de produção ocorrem entre os meses de abril a julho.

Os frutos são globosos, com 10 a 32 mm de diâmetro, de coloração vermelho escura passando ao roxo escuro ao final da maturação, possuindo uma polpa ácida com 2 a 3 pequenas sementes por fruto. Desde 1980 o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) vem estudando o camu-camu nos aspectos agronômico, biológico e tecnológico dos frutos.

Estes estudos já apresentam resultados concretos para orientar a agroindústria. Constam da lista das futuras matérias-primas das indústrias de medicamentos, cosméticos, alimentos e bebidas. Empresas do Brasil, Estados Unidos, Japão e Comunidade europeia querem comprar grandes quantidades de camu-camu, segundo o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Kaoru Yuyama, que há dez anos investiga as possibilidades econômicas de plantio.

Pesquisas recentes verificaram que o alto teor de ácido ascórbico do camu-camu é um poderoso antioxidante na eliminação de radicais livres, proporcionando retardamento no envelhecimento. Pesquisas realizadas por médicos norte-americanos constataram que a ingestão diária de 1 grama de camu-camu liofilizado em pó e em jejum, em até 2 horas, elimina os sintomas de ansiedade, alterações de humor e depressão.

Propriedades : O uso diário de camu-camu:

1 Fortalece o sistema imunológico;

2 Promove a vitalidade das pessoas com deficiências orgânicas;

3 Fortalece o sistema nervoso, aumentando no homem a potência sexual;

4 Apóia a formação de células brancas do sangue, combatendo algumas espécies de câncer;

5 Promove a eliminação de toxinas do corpo e em especial do fígado; 6 Estimula o sistema cardíaco, circulatório;

7 Evita o stress que pode levar a depressão;

8 Auxilia no tratamento de câncer de mama;

9 Aumenta a resistência, combatendo a gripe e pneumonia inclusive em crianças e pessoas de terceira idade.

10 Auxilia no tratamento de prostatite e câncer de próstata.

A Estação Experimental Santa Luzia iniciou experiências de adaptação e cultivo do camu-camu no Estado de São Paulo em 2001, obtendo até o presente momento ótimos resultados. Em São Paulo a frutinha encontra-se no CEASA. Existe em frasco com 100 cápsulas, devendo-se tomar 2 cápsulas ao dia, uma de manhã e outra a tarde, já que a vitamina C permanece no organismo por 6 horas e depois é eliminada. Cada cápsula contem 500mg de vitamina C equivalente a de doze laranjas médias. Estudos científicos recentes revelam que a quantidade de vitamina C para cada pessoa deve ser em torno de 500mg diária.

Indicação : Fortalece o sistema imunológico, estimula o sistema cardíaco, prostatite, auxilia no tratamento de câncer de mama.

Princípios Ativo : Proteínas, fibras, minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro), vitaminas, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C (ácido ascórbico).

Modo de Usar : 50g de polpa em um litro de água. Bater no liquidificador e adoçar a gosto. Fica de uma cor rosada e é de um sabor inigualável com outras frutas.

Farmacologia: A grande virtude da planta e sua quantidade de vitamina C. E a maior fonte de vitamina C de que se tem noticia, superando em muito a acerola, com cerca de 2g de vitamina por 100g da fruta, 30 vezes o conteúdo da laranja.

Seu conteúdo de terra e 10 vezes maior, a niacina 3 vezes, o dobro de riboflavina e 50% mais fosforo; E um excepcional agente anti-oxidante e remineralizante, fonte de outros minerais e amino ácidos que auxiliam inclusive a maior absorção da vitamina C; Como toda fonte de vitamina C, infelizmente o tempo entre a coleta e o consumo e crucial. Em cerca de 20 dias, quando congelada adequadamente, seu conteúdo cai para 50%.

Mesmo assim a fruta ainda supera de longe a acerola; não ha ainda pesquisas sobre as utilidades terapêuticas do camu-camu.

Há hoje, no mercado norte-americano, algumas companhias promovendo pós e pílulas a base da fruta como agentes antivirais em infecções, gripes e resfriados, dores associadas a resfriados, doenças auto imunes e perda de peso. Não podemos superestimar a fruta. É sabido que a vitamina C oferece benefícios em varias afecções e doenças. Há muitas pesquisas comprovando isto. E há outras refutando tais afirmações. O que e sabido e que efetivamente o camu-camu e fonte de vitamina C, outras vitaminas, minerais e aminoácidos.

Camu Camu

Dieta  de 21 dias