Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CANCOROSA

Conheça as propriedades medicinais dessa planta originária do sul do Brasil, muito utilizada em casos de problema na pele como úlceras e feridas.

Jodina rhombifolia

Descrição : Planta da família das Santalaceae, também conhecida como cancrosa, cancorosa de três-pontas, sombra de touro.

Árvore pequena, de até 4 metros de altura, com folhas simples, com um espinho em cada ângulo. Flores pentâmeras, monoclamídeas, reunidas em pequenas inflorescências auxiliares, hermafroditas, com receptáculo cupuliforme,. O fruto é uma cápsula rugosa, dividindo-se na maturação em 5 partes.

Origem: Brasil, sul do Brasil, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Propriedades medicinais: cicatrizante e antidisentérica.

Indicações: A casca no uso interno é antidisentérica, as folhas são indicadas para resfriados e nos distúrbios do aparelho digestivo. Em uso externos as folhas são utilizadas como cicatrizantes, em úlceras e outros problemas de pele.

Bibliografia:

ALICE, Cecilia Ballvé., Plantas Medicinais de Uso popular, Atlas Farmacológico, Editora da ULBRA, 1995.

FONTANELLA, Tamaris. Herbanário Sagrado, A Fitoterapia Ancestral - Clube de Autores, 2007.

LORENZI, Harri, Francisco José de Abreu Matos., Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas - Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2002. ISBN 85-867414-18-6.

Cancorosa Cancorosa
Cancorosa Cancorosa