Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CARÁ BARBUDO

Dioscorea dodecaneura

Descrição : Da família das dioscoraceae, também conhecida como cara barbado. Herbácea trepadeira, caules finos, folhas lisas, alternas, lustrosas, verde intenso, cordiformes e alongadas. A parte utilizável que e a raiz, assemelha-se ao inhame-roxo ou chinês, e um tubérculo feculento, rico em nutrientes; flores pequeníssimas; O gênero Dioscorea possui 600 espécies e 14 delas são comestíveis.

Partes Utilizadas : Rizomas.

Plantio : Vegeta em climas quentes e úmidos, não tolerando o frio. Sua reprodução se dá por tubérculos.

Habitat: É natural da África e Américas, e cultivado na América Central, do Sul e Ásia com finalidades alimentares e farmacológicas.

História: É usado pela população indígena, cabocla e na medicina caseira. Os Portugueses já o encontraram quando por aqui chegaram; hoje e encontrado em feiras livres e mercado, sendo um alimento muito popular.

Indicações : Anti-diabetico: reduz a glicose; Tônico: nas convalescenças, anorexia; Afecções da pele: manchas e verrugas, como ceratolitico; Reumatismo, artralgias e dores nos membros inferiores; diarreia crônicas com fezes pastosas.

Propriedades : anti-diabetica, tônica, antidiarreica, antirreumática, ceratolitica.

Princípios ativos:Amido; Aminoácidos; Calorias; Sais minerais: fósforo, cálcio, ferro; Vitaminas: A, B1, B2 e C.

Cará

Dieta  de 21 dias