Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CARÁ ILHAME

Dioscorea trifida

Descrição : Planta da família das Dioscoreáceas. Trepadeira de caules glabros, alado estriados na parte inferior e anguloso comprimidos na partes superiores, desenvolvendo-se para a esquerda, folhas pecioladas (pecíolos angulosos, até 15cm de comprimento), alternas, às vezes opostas, profundamente cordiforme-3-5-lobadas, forma e tamanho vários, até 25cm de comprimento e igual largura, 11-13 nervadas, mais ou menos pilosas nas duas páginas, lobos acuminados ou oval agudos, sendo o médio 3-5 nervado e os laterais abreviados e trapeziformes, com as veias primárias transversais e salientes na página inferior.

Flores fasciculadas ou solitárias, as masculinas dispostas em racimos de 3-5 e as femininas em espigas simples; o fruto é uma cápsula oblonga, pubescente, de 27mm de comprimento e 17mm de diâmetro, contendo sementes orbiculares, aladas.

Fornece tubérculos subterrâneos ovoides, cilíndricos ou arredondados, até 15cm de comprimento e atingindo frequentemente até l.000g, revestidos de pele verrucosa e com pouquíssimas raízes fibrosas, cuja carne é amarelado alaranjada, às vezes roxa (C. Roxo, inhame-roxo).

Partes Utilizadas : Folhas, flores e sementes.

Princípios Ativos : De sabor delicado e bastante nutritiva (37,94% de amido, 0,44% de matéria graxa e 3,52% de matéria azotada, segundo Pairault), tornando-se açucarada e branca após a cocção. Outra análise mais minuciosa foi feita por Peckolt: 81,280% de água. 9,940% de amido, 2,920% de mucilagem, dextrina, pectina. etc. 1.630% de sais inorgânicos, 1.380% de sacarina, 0,820~ de substâncias albuiminosas, 0,401% de "caraglutina", 0,100^ de substância gordurosa de cor amarelada e 0,60% de resina cor de laranja. Em lOOg do tubérculo seco encontrou l g 044 de azoto.

Propriedades Medicinais : Sob o ponto de vista medicinal acredita o povo que esta planta é útil como antiasmática, calmante dos nervos e até contra a lepra, propriedades estas não comprovadas e que, aliás, ainda seriam extensivas a outras espécies do gênero.

Plantio : Um pouco exigente quanto à qualidade do solo e o arrancamento dos tubérculos não oferece nenhuma dificuldade; cultivam-na bastante, sobretudo no norte do Brasil, parecendo que essa cultura já era feita pelos aborígenes antes do Descobrimento (Amazônia, Goiás e Mato Grosso). Em vários países é conhecido com outros nomes, como por exemplo nas Antilhas Francesas Couche-Couche e nos Estados Unidos como Cushcush.

Propriedades Medicinais : Adstringente, vermes, micose, antimicrobiana, tumor, vírus, diurética, energizante, estomago, desnutrição, convalescença, colesterol, fungo, arteriosclerose cerebral, diabete.

Cará

Dieta  de 21 dias