Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

PROPRIEDADES MEDICINAIS DO CARDAMOMO

Elettaria cardamomum

O cardamomo, um condimento indiano bem conhecido, tem um sabor quente e levemente picante e entra tanto em pratos doces como salgados. As suas sementes melhoram o sabor de outros remédios e acalmam desarranjos digestivos. Também dão aroma ao café, e são um estimulante mais subtil do que o café.

Descrição : Da família das zingiberaceae, também conhecida como cardamomo do Ceilão. Planta herbacea perene, alcança até 3m de altura, folhas lanceoladas, grandes. A base possui uma longa bainha envolvendo o caule, semelhante a cana-de-acuçar. As flores são esbranquigadas. O fruto e uma cápsula oval, contendo muitas sementes pequenas, duras, irregulares, angulosas, com uma face côncava e um sulco comprido na face oposta. A superfície externa e enrugada e escura, branca por dentro. O rizoma e longo e nodoso; O cardamomo propaga-se por semente ou por divisão do rizoma, em viveiro.

Habitat: Ásia, África, Madagascar

História: Condimento e planta medicinal, conhecida há séculos, faz parte das farmacopeias chinesa, indiana, vietnamita e coreana.

Partes utilizadas : Sementes.

História: E usado na medicina caseira e faz parte da Farmacopeia Homeopática

Cará

Indicações

Gases, dilatação do abdómen, problemas digestivos : O principal uso terapêutico do cardamomo consiste em aliviar o desconforto no tubo digestivo alto. O seu óleo aquece levemente e é analgésico, aliviando cólicas e gases e ajudando a mitigar enjoos e indigestão. Conjuga-se bem com camomila (Chammnilla recutita). Use sementes trituradas ou tintura; tome internamente o óleo essencial só se aconselhado por um profissional.

Problemas de garganta e peito : A acção quente e levemente anti-séptica das sementes estende-se à vagens de sementes garganta e ao peito, sendo estas um bom aditivo para gargarejes para garganta inflamada e em problemas respiratórios como a asma e a bronquite.

Tónico masculino : O cardamomo tem fama de ser afrodisíaco, sobretudo no Médio Oriente, o que é apoiado pela presença de compostos androgénicos nas sementes. É mais provável que seja útil quando combinado com ervas como a damiana (Turneradiffusd) e o ginseng-coreano (Panax ginseng).

Propriedades : Usos etnofarmacologicos: carminativo, anti-espasmódico, sialagogo, aperiente.

Princípios ativos:Óleo essencial; Resina; Amido; Corantes,

Contra-indicações/cuidados: O extrato fluído do cardamomo e vendido no comércio, mas e aconselhável usa-lo com acompanhamento de profissional gabaritado.

Efeitos colaterais: Vômitos em doses elevadas.

Posologia: 3g de sementes secas (1 colher de sobremesa para cada xícara de água ) em decocto após as refeições. 20g de sementes secas + 25g de canela-da-india macerados por 15 dias em 1 litro de vinho licoroso de boa qualidade; beber um cálice após as principais refeições.






Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.