Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

PROPRIEDADES MEDICINAIS DO CARDAMOMO

Elettaria cardamomum

Descrição : Da família das zingiberaceae, também conhecida como cardamomo do Ceilão. Planta herbacea perene, alcança até 3m de altura, folhas lanceoladas, grandes. A base possui uma longa bainha envolvendo o caule, semelhante a cana-de-acuçar. As flores são esbranquigadas. O fruto e uma cápsula oval, contendo muitas sementes pequenas, duras, irregulares, angulosas, com uma face côncava e um sulco comprido na face oposta. A superfície externa e enrugada e escura, branca por dentro. O rizoma e longo e nodoso; O cardamomo propaga-se por semente ou por divisão do rizoma, em viveiro.

Habitat: Ásia, África, Madagascar

História: Condimento e planta medicinal, conhecida há séculos, faz parte das farmacopeias chinesa, indiana, vietnamita e coreana.

Partes utilizadas : Sementes.

História: E usado na medicina caseira e faz parte da Farmacopeia Homeopática

Indicações : Estimulante; Carminativo; Gases, cólicas intestinais, dispepsia.

Propriedades : Usos etnofarmacologicos: carminativo, anti-espasmódico, sialagogo, aperiente.

Princípios ativos:Óleo essencial; Resina; Amido; Corantes,

Contra-indicações/cuidados: O extrato fluído do cardamomo e vendido no comércio, mas e aconselhável usa-lo com acompanhamento de profissional gabaritado.

Efeitos colaterais: Vômitos em doses elevadas.

Posologia: 3g de sementes secas (1 colher de sobremesa para cada xícara de água ) em decocto após as refeições. 20g de sementes secas + 25g de canela-da-india macerados por 15 dias em 1 litro de vinho licoroso de boa qualidade; beber um cálice após as principais refeições.


Cará


Indique nosso site para um amigo.