Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CAROBA BRANCA

Sparattosperma vernicosum

Descrição : Pertence à família das Bignoniáceas, também conhecida como cinco-folhas, ipê-batata, caroba-de-flor-branca, tem suas folhas longo pecioladas, 5-digitadas, folíolos longo peciolados, lâmina lanceolado oblonga, atenuado acuminada, aguda na base, 7-10-11 nervada; suas flores são brancas ou rosa claro com a fauce purpúrea, perfumadas, dispostas em panículas de 8-10cm; seu fruto é uma cápsula linear, rígida, até 45cm de comprimento, com valvas sublenhosas, sulcadas, argênteo escamosas, suas sementes aladas, estreito acuminadíssimas, com 2-7cm de comprimento.

Habitat : No Brasil, sua vegetação se dá especialmente nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.

História : Os aborígines já a usavam como depurativo.

Propriedades medicinais : A casca da caroba-branca é adstringente e muito amarga, muito recomendada na cura das moléstias da garganta, estomatite, afecções sifilíticas, reumatismo e cálculos da bexiga. Também as folhas da caroba-branca são indicadas para reumatismo e cálculos da bexiga. As folhas também são muito amargas e acres, depurativas e diuréticas.

Indicações : Fornece madeira branco amarelada isenta de outras cores, leve e firme, com fibras retas, luzidias e macias, próprias para construção naval, bordas de escaleres, canoas, etc.; porém sempre mais usada para carpintaria e caixotaria e obras internas, sendo útil também para a indústria do papel, peso específico 0,570. A casca também é empregada na indústria do curtume. A caroba-de-flor-verde também é medicinal, sendo que sua casca e os brotos são usados como depurativo e antissifilítico, também usada contra a retenção da urina e contra a hidropisia.

Carobinha


Dieta  de 21 dias