Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CARRAPETA VERDADEIRA

Guarea trichilioides

Descrição : Planta essencialmente medicinal.

É um árvore regular, medindo até 20m de altura e 50cm de diâmetro, casca cinzenta, lisa e pouco fendida, espessa; ramos vermelho escuros, lenticelados e glabros; folhas de 40cm pecioladas, abrupto pinadas, 6-10 jugos, compostas de folíolos opostos, curto peciolados, elípticos ou obovado oblongos ou oblongo lanceolados, curto-agudo-cúspides no ápice e agudos na base, até 30cm de comprimento e 8cm de largura, com 12-14 nervuras alternadas, glabros nas duas páginas quando adultos; as flores são curto pediceladas, brancas, pequenas, dispostas em panículas piramidato-alongadas, axilares, de 5-20cm; o fruto é uma cápsula globosa, semi-vermelha, elipsoide.

A casca do caule, sem pele, é acre, resinosa, amarela, produzindo um leite amargo.

Propriedades : É adstringente, purgativo, vermífugo febrífugo, abortivo com ação direta sobre o útero e, se se abusar da dose, constitui veneno violento, ainda mais enérgicas, existem na casca das raízes cozidas.

Entretanto, é considerada útil contra a gota. a hidropisia e, em banhos, contra os tumores artríticos. Os aborígenes do Amazonas faziam grande uso desta planta e acreditavam que a causa de inúmeros envenenamentos davam-se pelo abuso de dose.

Sua madeira, muito resistente ao contato com o solo, é perfumada, forte, castanhas-vermelhas, com estria mais claras e manchas escuras, dura, com fibras longas e retas, elástica.

Sua resistência é devido a urna resina que enche os vasos, impedindo a invasão dos insetos. Própria para vagões, carroçaria, caixotarias, janelas, portas, construção civil e naval, e toda espécie de obras internas.

Em caso de envenenamento com essa planta, os índios usavam como antídoto a flor-de-coral (jatropha multifida, L.), árvore ornamental e de sombra, da família das Euforbiáceas, cujas folhas dão uma infusão emética e purgativa.


Dieta  de 21 dias