Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CAUDA DE RAPOSA

Amaranthus caudatus

Essa planta originária das Américas, pode ser um bom aliado no tratamento de hemorróidas e também é um componente na fabricação de xaropes.

Descrição : Família das Amarantáceas. É uma planta essencialmente medicinal; herbácea de caule glabro, ereto, estriado, anguloso, verde ou vermelho, até l m de altura, piloso na parte superior, folhas alternas longo pecioladas, lanceoladas, ovais, atenuadas nas duas extremidades, verdes ou avermelhadas.

Suas flores são muito pequenas, polígamas, bracteadas, vermelhas, muito aglomeradas em verticilos formando espigas cilíndricas pêndulas, sendo a terminal muito comprida e todas dispostas em panículas frouxas; utrículo vermelho, sub-rombo oval e 2-3 lobos no ápice; sua semente é branca, avermelhada ou preta. Ocupa papel importante nos nossos jardins, pois é muito bela e ornamental.

Há também as variedades gibbosus e jloreluteo, porém com suas flores amarelas, e pouco cultivadas na época atual. Uma outra espécie, a Erigeron canadensis, L., da família das Compostas, é uma erva anual ereta, medindo até 120m de altura, caule híspido, piloso, sulcado e muito folioso no ápice; suas folhas radicais de curta duração, oblongobtusas, até 12cm de comprimento, fruto achênio pequeno, castanho-claro, com as margens salientes e ciliadas.

Outros Nomes : É conhecida também pelos nomes de ímpiae Saeppola, pelos s.

Os franceses chamam-na de Queue-de-Renard e Vergerette-Du-Canadá. Já no Uruguai é conhecida como Yerba Carnicera. É conhecida também como disciplina-de-freira, rabo-de-raposa, veludo-de-penca.

Propriedades : As suas flores, que são adstringentes, servem também para o fábrico de xaropes peitorais; suas folhas são emolientes e suas sementes servem para a alimentação do homem em várias partes da África e da Ásia.

É estimulante e emenagoga, fornece óleo essencial adstringente usado contra as hemorróidas e internamente contra a diarreia. Além desse óleo, encerra oxidases, peroxidases, tanino, ácido gálico e um princípio amargo; uma vez queimada, dá muita potassa.

Habitat : Introduzida da África tropical ou da Ásia. Vegeta em todo o Brasil. Na Europa é considerada "erva má". No Canadá empregavam-na para embalagem das peles destinadas à exportação.

Cauda de Raposa


Dieta  de 21 dias