Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CEDRO DO ATLAS

Cedrus atlântica

Descrição : Família das Pináceas. Árvore muito alta, piramidal, caule reto, folhas agudas, crassas, fasciculadas, glaucas amentos cilindrico-cônicos, cones de 5-7 centímetros, castanho-claros.

Sua madeira, muito bonita, perfumada e muito resinosa, tem a cor amarelo ferrugínea, e é própria para obras hidráulicas e expostas, dormentes, marcenaria e carpintaria; peso específico 0,606 a 0,808 (o lenho dos espécimes cultivados na Europa têm densidade muito menor).

Propriedades : Submetido à destilação, tira-se dele o "libanol", essência amarelo clara, perfumada, com a densidade de 0,9517, a qual é valiosa como antiblenorrágica e muito útil também contra enfermidades das vias urinárias, assim como nas afecções pulmonares, inclusive curando a tuberculose; o nome da essência resulta do fato do cedro-do-atlas haver sido, durante muitos anos, considerado uma simples variedade do cedro-do-líbano.

Habitat : É uma árvore muito elegante, e de crescimento muito rápido; sua folhagem faz um magnífico contraste com o verde das outras árvores, principalmente as variedades glauca (cèdre Argente, dos franceses; mountains Atlas silver cedar, dos ingleses); de folhagem branco prateada, é o mais duro dos cedros e, em verdade, o mais recentemente introduzido no Brasil.

Sua cultura se desenvolve principalmente em São Paulo. É planta originária da África do Norte. Os franceses chamam-na também de cèdre atlantique.


Dieta  de 21 dias