Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DO CENTEIO

Secale cereale

Descrição : Família das Gramináceas. É uma planta anual de raiz capilar e colmo herbáceo, medindo até 2m de altura. Planta originária do sudeste da Ásia, sempre considerada "erva daninha" ou "erva má", pois, nascia ao lado do trigo e deu grande trabalho ao homem a fim de dizimá-lo. Não o conseguindo, devido ao volume de sua florescência, o homem tratou de cultivá-lo e, pela seleção das formas cada vez mais cuidada, conseguiu um resultado magnífico, dividindo-os em várias espécies. Foi, afinal, introduzido na alimentação humana e serve também como forrageiro.

É inferior ao trigo, mas contém umidade, proteína, substâncias extrativas nitrogenadas, extrato etéreo, matéria extrativa não nitrogenada, celulose, resíduo mineral e amido. Sua palha serve para empalhamento de cadeiras, chapéus rústicos, capas de garrafa, enchimento de colchões, amarrilhos para usos agrícolas, etc.

Entretanto o centeio, além de possuir dons curativos e medicinais, também contém veneno poderoso. Se for ingerido seu esporão ou "cravagem", depois de reduzido a farinha e misturada à farinha de grãos sadios, pode causar a morte, depois de epidemias. No passado foi a causa de grande número de mortes, precedidas de sintomas convulsivos, paralisia, gangrena seca ou úmida, perturbações do estômago, dores abdominais, dilatação da pupila e até perturbações cerebrais. O tanino é indicado como seu contraveneno.

Centeio

Entretanto, o próprio centeio também é medicinal, pois tem ação excitante sobre o conjunto das fibras musculares lisas do organismo, principalmente as do útero no estado de gestação, assim como dos vasos sanguíneos e da bexiga.

Tem grande emprego em todo o mundo, principalmente para facilitar partos difíceis, assim como em certas moléstias do coração, na paralisia da bexiga e dos intestinos e em casos de hemorragias,principalmente uterinas. Tem também emprego na veterinária.

Os nativos chamam-no de Segala ou Segale, os espanhóis dão-lhe o nome de Centeno e os franceses de Seigle.

Parte utilizada: Grãos.

Princípios Ativos: Proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, betacaroteno, tiamina, riboflavina e niacina.

Propriedades medicinais: anti-inflamatória, emoliente, energizante, nutritiva, refrescante.

Indicações: Convalescênça, desnutrição; ferida, abscesso, furúnculos (cataplasma ).

Contraindicações/cuidados: Grãos doentes (fungo de cor violácea, altamente venenoso) pode causar danos psíquicos, físicos, e levar à morte.


Dieta  de 21 dias