Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

Benefícios da Centelha Asiática

Centella asiatica

A centelha asiática um remédio antigo, é usado na índia há 2000 anos. Tradicionalmente, pensa-se que fortalece a memória e a concentração, mas no Ocidente é usado sobretudo para tratar distúrbios dermatológicos crónicos e ajudar a cicatrização de feridas.

Descrição : Da família das Umbelifereas, também conhecida como cairuqui e gotu kola.

Planta rasteira, rizomatosa e estolonífera, formando um tapete ramoso que protege o solo da erosão. Em cada nó do rizoma saem uma ou duas folhas internas em forma de coração, de cor verde claro.

As flores são brancas, pequenas, reunidas em pequenas umbelas e nascem na base da folha.

O fruto é pequeno. Pode ser considerada uma erva daninha que prolifera na principalmente na região sul do Brasil, tem sabor amargo e acre.

Essa planta é conhecida pelos chineses como fo-fi-tieng, constituindo um dos ramos estimulantes sem efeitos cumulativos prejudiciais. regula a dopamina no cérebro, potencializando sensações de prazer e melhorando foco e memória.

Beba dois copos de chá diariamente (uma colher de centelha asiática em cada), conforme recomenda Robin DiPasquale, do setor de medicina botânica da universidade Bastyr, em Seattle.

Partes utilizadas : Folhas sem o pecíolo.

Habitat: E nativa do Sudeste da Ásia, índia, Sri Lanka, China, Madasgascar, Unas dos Mares do Sul, África, EE.UU. , México, Venezuela, Colômbia e Brasil.

História: A centelha foi descoberta na década de 40 do século passado por um bioquimico francos, Lepine, que isolou um alcaloide com capacidade regenerativa sobre o sistema nervoso e o sistema endocrine. Mas a planta tem sido usada por mais de 3000 anos pela população da índia, China África e ilhas do Oceano indico. lnumeros animais foram sacrificados para se comprovar o que a medicina popular e folclórico asiáticas já sabiam; A Centelha faz parte das tarmacopeias Ayurvedica, Chinesa e Homeopática.

Plantio : Pode ser cultivada em canteiros, de preferência em solo drenado. A colheita é feita somente das folhas sem o cabinho.

Modo de Conservar : Secar à sombra, em lugar seco e pouco ventilado. De preferência, devem ser armazenadas em recipientes bem fechados, em local seco e arejado, ao abrigo da luz solar.

Indicação : Adaptogénio, depurativo, cicatrizante, digestivo, anticelulite, estimula a irritação vaginal. metabolismo de gorduras e estimulante cutâneo. Anti-depressivo.

Feridas e tecido danificado - O da centelha asiática tem muitos usos potenciais, muitos deles ligados à sua capacidade de estimular a reparação dos tecidos e a cicatrização de feridas. Acelera a cicatrização e reduz o risco de formação de quelóides. O seu uso tradicional para tratar lepra mostra a sua capacidade de estimular a reparação dos tecidos danificados. Pode ser aplicada como loção sobre a pele em pequenas queimaduras, psoríase e cicatrizes.

Outros usos - Ingerido, centelha asiática parece tonificar e fortalecer as veias e é muito receitado para úlceras nas pernas, insuficiência venosa, varizes e derrames. Como tratamento secundário, é útil em muitos problemas de saúde crónicos. As suas propriedades de adaptogénico melhoram a capacidade do corpo para reagir à pressão física e emocional

Princípios Ativo : Alcalóides, saponinas, óleos essenciais, flavóides, quercetina, ácidos, açúcares, sais minerais, aminoácidos, fibras, cálcios e eferro.

Modo de Usar :

Como Depurativo - em uma xícara de chá coloque Uma colher de sobremesa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe e deixe esfriar, tome uma ou duas xícaras de chá por dia.

Como Digestivo - Coloque uma colher de sopa de folhas picadas em uma xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por cinco dias. Coe em um pano e esprema. Tome Um colher de café, diluído em um pouco de água antes das principais refeições.

Metabolismo de gorduras - Em Um xícara de chá, coloque uma colher de sopa de folhas secas picadas e adicione água fervente. Abafe, espere amornar e coe. Tome um xícara de chá, Um hora antes das principais refeições.

Anticelulite, estimulante cutâneo e irritação vaginal - Coloque três colheres de sopa de folhas picadas em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por cinco minutos, espere amornar e coe. faça aplicações todos os dias, após o banho, com uma esponja esfregando a pele suavemente. Para a irritação vaginal use banhos de assento.

Feridas e tecido danificado - Tem potencial ligado à sua capacidade de estimular a reparação dos tecidos e a cicatrização de feridas. Acelera a cicatrização e reduz o risco de formação de quclóides. O seu uso tradicional para tratar lepra mostra a sua capacidade de estimular a reparação dos tecidos danificados. Pode ser aplicada como loção sobre a pele em pequenas queimaduras, psoríase e cicatrizes.

Superdosagem: Em doses muito elevadas pode causar cefaleia e narcose, tratamento sintomático devera ser instituído.

Efeitos colaterais: Infertilidade pode ser um deles. Irritarão tópica da pele, fotossensibilizacao da pele, dermatite de contato, eczema foram relatados com o uso de cremes dermatológicos a base de Centelha para tratam ento de queloides e outras afecções da pele (Danese e cols., 1994); Entretanto a capacidade de sensibilização da planta e muito pequena. Tais reações podem ter aparecido em função da concentração elevada de princípios ativos ou o uso excessiva; (Bilbao, 1995; Danese, 1994; Gonzalo, 1996; Hausen, 1993).

Centelha Asiática

Estudos clínicos: As ações sobre a sedação do Sistema Nervoso Central: aumento do tempo de sono induzido por penhorar-lha, efeito analgésico, proteção contra convulsões induzidas, patencialização do efeito catatônico do haloperidol e outras testes que envolveram reações de sobrevivência confirmaram os efeitos da Centelha (Sakina & Dandiya,1990); Também foi demonstrado efeito protetor e preventiva sobre as células de mucosas de Cobaias (Tan e cols., 1997). Aumento da taxa de filtragem capilar e diminuição de edema dos tornozelos, com melhora de todos os sintomas clínicos associados (Belcaro, 1990).

Outros usos Ingerido, parece tonificar e fortalecer as veias e é muito receitado para úlceras nas pernas, insuficiência venosa, varizes e derrames. Como tratamento secundário, é útil em muitos problemas de saúde crónicos. As suas propriedades de adaptogénico melhoram a capacidade do corpo para reagir à pressão física e emocional.

VEJA TAMBÉM EM NOSSSO SITE :

Formulação Caseira de Extrato alcoólico da centelha





Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.