Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CHICÓRIA DO CAFÉ

Cichorium intybus

Descrição : Planta da família das Asteraceae, também conhecida como almeirão, almeirão-selvagem, almeirão-silvestre, chicória, chicória-amarga, chicoria-brava.

Há 2 tipos principais:

A variedade de 'Brunswick' tem folhas com cortes profundos e geralmente cresce espalhando-se horizontalmente;

A variedade de 'Magdeburg' tem as folhas não divididas e cresce ereta.

A chicória tem as flores azuis que florescem de julho a setembro. A raiz seca e a parte da planta principalmente usada; As raízes da chicória são "forradas" durante o outono e o inverno a produzirem 2 tipos de folhas usadas como hortaliças: a chicória propriamente dita e a endívia.

As raízes da chicória são fervidas e servidas com manteiga. As raízes também podem ser torradas e usadas para acrescentar um gosto amargo brando ao café e chás, ou usados como um substituta para o café.

Chicória do Café

Parte utilizada: Folhas.

Habitat: Nativa Índia, Europa e Egito

História: Foi introduzida nas Américas no final do século 19. Cresce como uma erva daninha em climas temperados e e cultivada extensamente norte da Europa.

Princípios Ativos: Cálcio, ferro, fósforo, sais minerais, vitaminas A, C, B (B1, B2, B3).

Propriedades medicinais: Laxante, tônico estomacal.

Indicações: Afecções do fígado e vesícula, apendicite, baço, inflamações da cavidade abdominal, rins.

Efeitos colaterais: Dermatite de contato e varias alergias foram relatadas. Uma atividade contraceptiva significativa foi observada em ratos fêmeas que foram administrados extratos ou outras fragões de chicória por via oral. Em caso de cálculos biliares.

Modo de usar: Consumir cozido ou cru em saladas e refogados, especialmente com alimentos "pesadas", como assados, feijão, grão-de-bico, lentilha, soja.


Dieta  de 21 dias