Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CIDRÃO

Lippia citriodora

Oriunda da América do Sul, a lúcia-lima é mais eficaz em tisana. Tem propriedades sedativas e relaxantes e pode ser usada como repelente.

Descrição : Família das Verbenáceas, também conhecida como lúcia-lima. Arbusto grande, verde áspero, até 3m de altura, ramúsculos escabrosos e estriados, folhas curto pecioladas, oval pecioladas, oval lanceoladas, agudas, inteiras, às vezes um pouco serradas na metade superior, cinzentas, 3-4 verticiladas, até 7cm de comprimento, escabrosas na página superior e glanduloso-punctuadas na inferior; flores brancas ou lilacinas, quase sempre azuladas ou purpúreas interiormente, dispostas em espigas frouxas verticiladas, axilares, multifloras, de 4-6cm formando panícula piramidal, cálice denso pulverulento, pubescente e estriado; fruto seco, dividido em 2 aquênios.

Cidrão

Habitat : Embora não seja muito ornamental é planta cultivada nos jardins de vários países do mundo. Sua aclimatação na Itália é perfeita, aliás, ela é cultivada em toda a Europa. Cada 100 quilos de folhas produzem 150g de essência. No Brasil, ela é grandemente cultivada no Rio Grande do Sul, onde vegeta nos campos abertos e secos. Chamam-na cidrilha ou cidró, erva-cidreira ou salva-limão. A outra espécie, Lippia lycioides, Steud, é também medicinal, servindo para combater resfriados, catarros, dores da bexiga e do estômago, sendo excitante e melífera. Sua cultura espalha-se, no Brasil, por Minas Gerais e Rio Grande do Sul, indo até o extremo norte. De suas flores fazem-se perfumes.

Indicações: As folhas e as flores são agradavelmente perfumadas, com cheiro de limão, e são usadas como condimento como também para fins medicinais. São antispasmódicas, digestíveis e muito eficazes contra as doenças nervosas como melancolia, histeria, hipocondria e afecções do coração. São reputadas também emenagoga. Fornece material para a indústria tipo vime e as folhas são usadas para a indústria de perfumaria. As folhas são também revestidas de uns pelos glandulosos que secretam uma essência contendo "citral" e "verbenona". Essa essência é de grande valia para o comércio, justificando assim a intensificação de sua cultura no sul da França.


Dieta  de 21 dias