Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CINERÁRIA MARÍTIMA

Senecio cineraria

Descrição : Planta da família das Asteraceae, também conhecida como moleiro empoeirado. É uma planta anual, possui folhas cinzas prateadas, possui flores amarelas ou brancas.

A cinerária marítima, que apesar do nome não vive no mar, é uma planta ornamental, muito conhecida pelos jardineiros norte-americanos.

Pode ser encontrada em serras e montanhas de clima temperado, cresce como moita e atinge até 80cm de altura

Parte utilizada: Folhas, flores.

Origem : Região mediterrânea.

Princípios Ativos: alcaloides (jacobina), flavonoides, taninos , mucilagens.

Propriedades medicinais: Antiespasmódica, anti-histérica, anti-inflamatória, cicatrizante, descongestionante, emenagoga.

Indicações: Conjuntivite, inflamação, inchaço das pálpebras, olhos irritados e cansados, restabelecer o fluxo sanguíneo, acalmar dores.

É matéria-prima de um colírio usado no tratamento da catarata, o remédio á base da planta melhora o grau de transparência do cristalino, lente natural dos olhos. Daí, ajuda a tratar a visão embaçada pela catarata.

Contraindicações/cuidados: Contém alcaloides pirrolizidínicos que são hepatotóxicos, logo é melhor apenas usar externamente.

Efeitos colaterais: O uso interno pode prejudicar o fígado.

Modo de usar:

- Infusão 1 colher das de sopa de folhas e flores em 1 copo de água fervente. Tampa até anormal. Coar e aplicar sobre as pálpebras em compressas, com algodão, durante 15 minutos.

- Sumo de 3 xícaras das de chá de folhas e flores frescas espremidas em 1 pano. Aplicar o suco nas pálpebras inchadas com chumaço, também sobre chagas.

Cinerária Marítima

Dieta  de 21 dias