Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

CIPÓ CRAVO

Tynanthus elegans

Descrição : Planta da família das Bignoniaceae, também conhecida como cipó-trindade. Arbusto que habita principalmente as matas dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerias. É conhecido por esse nome por causa do aroma que lembra o do Cravo-da-Judéia. Planta volúvel, trepadeira sem gavinhas e espontanea, caule cilíndrico, cor castanho-avermelhada, muito sulcado e aromático, folhas trilobadas, lanceolares, opostas; Bela inflorescencia terminal brancaouamarelo-ferrugem; Toda a planta cheira a cravo-da-india, que Ihe confere o nome.

Partes utilizadas : Caule.

Habitat: Mata Atlanta.

Historia: Muito usado pelos caboclos e em perfumaria.

Plantio : Multiplicação: reproduz-se por sementes e estacas da raiz;

Cultivo: Planta brasileira que ocorre de São Paulo à Amazônia. Prefere solos secos, arejados, sombreados e ricos em matéria orgânica. Pode ser tutorado ou não. Deve ser plantado de 2 em 2 metros podendo usá-lo como trepadeira em árvores;

Colheita: Colhem-se as raízes no outono, principalmente.

Princípios Ativos: Alcalóides, eugenol, óleo essencial, taninos, tinantina, ácido tânico.

Propriedades medicinais: Afrodisíaco, analgésica, anti-reumática, digestivo, estimulante, fortificante.

Indicações: diarréia, estômago, gases, impotência devido à fraqueza genital.

Superdosagem: Não há relatos, caso ocorra deverá ser feito o esvaziamento gástrico, lavagem com soro fisiológico e colocação de sonda nasogastrica. Crises convulsivas deverão ser controladas com medicação endovenosa.

Modo de usar:

- Tintura 4:1: tomar 1 a 5 ml como afrodisíaco 3 vezes ao dia;

- Infusão da vinha ou folhas: tomar um copo como digestivo e estimulante do apetite.

Posologia: Adultos:10 à 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluidosemagua; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de caules em decocção até 3 vezes ao dia.

Farmacologia:Os efeitos estimulantes do cipó-cravo foram comprovados em laboratório, em cobaias. Os principios amargos aumentam as secreções digestivas, também se verificou efeito anti-helmintico.

Cipó Cravo


Indique nosso site para um amigo.