Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CONSÓLIDA MAIOR

Symphytum officinale

A raiz de consolida é altamente eficaz na estimulação da reparação dos tecidos. Aplicada regularmente em tecidos danificados - em entorses, hematomas, lesões desportivas e suturas - promove a regeneração e reduz o período de recuperação. A pomada ou o creme de consolida devem fazer parte da caixa de primeiros socorros.

Descrição : Da família das Borragináceas. E uma erva vivaz, cespitosa, de rizoma grosso e raízes fusiformes, fasciculadas, caules eretos, vigorosos, ramosos, eriçados, ásperos, angulosos e alados, crescendo até 80 cm.

Planta essencialmente medicinal, sendo que a raiz é semelhante ao espargo, adocicada, mucilaginosa, emoliente e adstringente. A cinza também é encontrada nas raízes.

De sua madeira extrai-se tinta vermelha que serve para tingir peles e muito usada na indústria de tecelagem para tingir lãs. Em São Paulo é muitíssimo usada como forrageira.

Tem as variedades luteo-marginatis e variegatum. A luteo-marginatis é muito ornamental. Suas folhas oval-agudas ou oblongo-lanceoladas, acuminadas, um pouco onduladas, decrescentes na base para o ápice, as superiores sésseis e as outras atenuadas em pecíolo tanto mais compridos quanto mais inferiores, sendo as radicais amplas. Suas flores são brancacentas, tubulosas, muito grandes, amareladas ou violáceas, pêndulas e dispostas no ápice dos ramos em cimeiras geminadas curtas e escorpioides; o seu fruto é composto de quatro aquênios lisos e vernicosos.

É conhecida também como consolda maior, erva do cardeal.

Habitat : É cultivada em vários Estados do Brasil, especialmente no de São Paulo. Foi introduzida no país há muitos anos e é originária da Europa.

Princípios Ativos: Contém ácido galotânico e simfitocino-glossina.

Propriedades medicinais:

Muito eficaz na cura das diarreias, da disenteria, das hemoptises e outras hemorragias, principalmente em se tratando dos pulmões.

Hematomas, entorses e reparação de tecidos : Aplicados logo que possível sobre hematomas, entorses e fraturas pouco graves, a pomada ou o creme de consolda minimizam o inchaço e promovem uma reparação rápida e eficaz. Continue a aplicar, em pomada, creme ou cataplasma de folhas e raiz, até o tecido cicatrizar. A consolida também ajuda com varizes, feridas de cicatrização lenta e úlceras. Se a ferida estiver aberta, aplique a consolida em volta das margens, e não diretamente na ferida.

Contra Indicações e Cuidados :

Não tome raiz de consolda internamente. Não tome folha de consolda internamente durante a gravidez ou durante mais de 6 semanas seguidas. Não aplique em feridas abertas.

Erva restrita em alguns países uso interno ilegal na Austrália.

TALVÉZ ISSO POSSA LHÊ INTERESSAR :

AÇÃO DO SYMPHYTUM OFFICINALE NA REPARAÇÃO DO PROCESSO ALVEOLAR APÓS EXODONTIA.

Caracterização Morfo-anatômica das Folhas de Symphytum officinale L. (Boraginaceae) - Ana Cristina Oltramari TOLEDO 1*, Márcia do Rocio DUARTE 2 & Tomoe NAKASHIMA.

Consólida Maior

Dieta  de 21 dias