Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

COQUEIRO AMARGOSO

Syagrus oleracea

Descrição : Espique ereto, flexuoso, até 20 centímetros de altura e 30 centímetros de diâmetro, fendido longitudinalmente e um pouco anelado, cor de cinza, folhas grandes, crispadas, bainha fibroso lacerada, pecíolo tomento cotonoso castanho cinzento, nervura média amarela, tomentosos na página inferior, espadice pêndulo de l,35 milímetros com pedúnculo de 6 centímetros amarelado, ligeiramente branco tomentoso, raque cilindrácea, angulosa, ramos 50 à 60, contemporâneos. Flores masculinas de pétalas linear-lanceolado-agudas e flores femininas de pétalas largo-oval-mucronadas, ovário ovoide, piramidal, branco tomentoso; fruta drupa obovoide, aguda, de 6 à 7 centímetros, verde-amarela, coroada pelos estigmas persistentes, ferrugíneo tomentosa, contendo amêndoa sólida, córnea, branca e oleaginosa.

Habitat : Há a variedade platyphylla; vegeta principalmente nos campos e nos espigões, formando grupos extensos. É encontrada nos Estados de Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. É conhecida pelos nomes de coqueiro-guariroba, gariroba, guahirô (dos Parecis), guariroba e pati-amargosa.

Indicações : O broto terminal ou o "palmito", embora muito amargo, é agradável e muito considerado como medicamento para várias espécies de moléstias, tais como tônico, carminativo, anti-histérico e, ainda, estomáquico. Tem a mesma propriedade o espadice enquanto ainda está envolto na espata. O amargor provém do glicoside "picrococoína", que é facilmente solúvel na água e por isso desaparece desde que o palmito seja submetido à cocção e se lance na água um pouco de bicarbonato de sódio. Serve para moirões de cerca e ripas para construção; as folhas são dadas aos animais, os pelos cotonosos dos pecíolos e da raque servem para acender fogo, a polpa do fruto é comestível e constitui ótimo alimento para os porcos; finalmente, a amêndoa é oleaginosa e o óleo que ela fornece tem sido aconselhado para o fabrico de vários tipos de sabões.

Propriedades : Contém extraio aquoso, água e celulose, matérias albuminosas, matéria sacarina, substância gordurosa e resinosa, malato de cal, sais, etc. além de matéria extrativa e ácidos orgânicos.

Coqueiro Amargoso

Dieta  de 21 dias