Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

CORAÇÃO DA ÍNDIA

Cardiopermum halicacabum

Descrição : Da família das Sapindáceas. Trepadeira anual ou vivaz, de ramos estriados, pubescentes ou glabros, medindo até 5m de comprimento e é planta ornamental, muito elegante, largamente cultivada no Brasil, assim como na Europa.

Seus belíssimos frutos (balõezinhos) que se renovam durante 90 a 100 dias, dão uma aparência de rara beleza a esta planta. É essencialmente medicinal.

Suas folhas são alternas, longo pecioladas, bi-ternadas, até l0cm de comprimento, miolos peciolados, pequenos, muito variáveis na forma e no tamanho, ovais ou oblongos, agudos ou acuminados, membranosos, ligeiramente serrados, esparsa ou densamente pubescentes até glabros, pedúnculos com duas gavinhas opostas, quase sempre mais compridas que as folhas. Suas flores são polígamas, brancas de 4 sépalas e 4 pétalas irregulares, de 328mm de comprimento, dispostas em racimos axilares. Seu fruto é uma cápsula curto pedunculada, trigona, intumescida, vesiculosa, reticulado nervada, alada nos ângulos, membranosa, glabra ou pubescente de 10 a 70mm de comprimento e aproximadamente igual diâmetro, 3-locular, cada óvulo separado por uma membrana e contendo uma semente lisa, preta, globosa, dura, com mancha branca em forma de meia-lua.

Habitat : É planta muito comum no Brasil inteiro, principalmente nos Estados litorâneos. Vegeta também na ilha de Fernando de Noronha, mas o clima onde melhor se adapta é no da Europa. Em Cuba e Porto Rico conhecem-na como Farolitos, na Venezuela é Farolito de Ia Virgen, na Argentina e no Uruguai é Globito ou Mundito e no Brasil leva ainda os nomes de cheque-cheque, paratudo, paúna e batuguinha.

História : Os índios acreditavam que quem comesse essas sementes adquiriam "uma compreensão mais forte e uma memória surpreendente". (De Wildeman.) As folhas são comestíveis para os animais.

Propriedades : O suco da planta inteira é recomendado para a cura das doenças biliosas e como regularizador da menstruação, bem como ainda resolvente de tumores; o decocto da raiz, mucilaginoso e rico em saponina, serve para lavar o cabelo.

Coração da Índia

Dieta  de 21 dias