Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

DÁLIA

Dahlia varíabilis.

Esse gênero botânico designa várias plantas, todas ornamentais e com algumas propriedades medicinais, como a de provocar suador.

Descrição : Da família das Asteraceae, designação comum a mais de 3.000 variedades de herbáceas ornamentais, cujas flores originais têm capítulos grandes ou pequenos de língulas vermelhas, aveludadas e disco amarelo.

Origem : México, onde é muito popular. Os índios daquela região foram os primeiros a cultivar as dálias, ainda no período do império Asteca. Por volta do final do século XVIII, o diretor do Jardim Botânico de Madri encantou-se com a flor, durante uma visita ao México. Foi o suficiente para que a dália atravessasse o oceano e chegasse à Europa, onde se adaptou muito bem ao clima temperado.

Parte utilizada: Folhas e batatas

Indicações: Sarampo, varíola, ardência da pele, queimaduras. É diurética e sudorífera e combate a febre. O óleo das batatas é diurético e sudorífero.

Modo de usar: As folhas espremidas podem ser colocadas sobre ardências na pele. queimaduras e picadas de insetos. além de combaterem febres. sarampo e varíola. As batatas mornas ou quentes podem ser colocadas sobre hematomas, contusões e reumatismos.

Flor de Dalia

A popularização da adália.

Foi com o trabalho do botânico sueco A. Dahl, a expansão das dálias pela região nórdica da Europa, que inspirou o nome da flor.

Os holandeses e os franceses foram os maiores incentivadores do cultivo e da produção de inúmeras espécies híbridas de dálias.

Com a imigração holandesa surgiu a propagação desta flor no Brasil.

Hoje, graças ao surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias, o que resulta numa grande variedade de formas (pompom, bola, decorativa etc.) e cores (branca, alaranjada, vermelha, amarela, pink). São mais de 3 000 variedades resultantes de cruzamentos com outras espécies, como os crisântemos, por exemplo.s


Dieta  de 21 dias