Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

DAMIANE

Turnera aphrodisiaca

Descrição : Planta da família das Turneraceae, também conhecida como damiana (existe a variedade Turnera ulmifolia), damiane, damiane mexicana e damiana de guerreiro.

Damiana é um pequeno arbusto que cresce 1 à 2 metros de altura e usos aromáticos, que são folhas serrilhadas 10 à 25 centímetros de comprimento.

Possui flores amarelas pequenas no começo de verão, que são seguidas por pequenos frutos, com um cheiro e um sabor doce.

A parte medicinal da planta é de suas folhas, que são colhidas na época da floração.

Turnera diffusa e T. aphrodisiaca são geralmente considerados como a mesma planta no comércio de ervas.

A espécie estreitamente relacionada, T. ulmifolia, é similar na aparência, mas tem vários usos medicinais tradicionais.

O nome latino botânica da planta Turnera, aphrodisiaca, descreve o seu antigo uso como afrodisíaco.

A damiane tem um odor característico que dizem parecer um pouco com a camomila, suas folhas são usadas pelos índicos da América Central para a confecção de um incenso.

Parte utilizada: Folhas.

Origem : Damiana é originária do México, América Central e Antilhas, bem como em partes da América do Sul.

Princípios Ativos: 1,8-cineol, albuminoides, alfa-copaeno, alcaloides, alfa e beta-pinenos, arbutin, barterin, beta-sitosterol, calameneno, clorofila, damianina (princípio amargo); delta-cadineno, gama-cadineno, goma, gonzalitosin-i, hexacosanol-1, heterosídeos hidroquinônicos (arbutosídeo), heterosídeos cianogênicos, latex, luteolin, óleo essencial, p-cimeno, proteínas, quinovopyranosídeos, resina, sesquiterpenos (alfa-copaeno, calameneno), taninos, tetraphyllin b, timol, triacontane, trimethoxyflavones.

Propriedades medicinais: Adstringente, afrodisíaco, amargo, antiespasmódico, antidepressor, antisséptico urinário, aperiente, digestivo, diurético, emenagoga, emoliente, estimulante do SNC, estomáquico, expectorante, hipoglicêmico, laxante, purgativo, tônico geral, tônico nervoso.

Indicações: Albuminúria, alcoolismo, anorexia, asma, astenia (fraqueza), bronquite, catarro renal e cístico, cistite, convalescênça, constipação intestinal, debilidade, desordem respiratória, depressão, diabete, diarreia, dispepsia, disenteria, dismenorreia, doenças dos rins e bexiga, doenças venéreas, dor de cabeça, dor de estômago, eczema (de menstruação insuficiente), enurese (incontinência urinária), espermatorreia, impotência sexual (e frigidez feminina), infecção, intestino, leucorreia, mal de parkinson, paralisia, problemas de visão, rins, renite, reumatismo, sífilis, úlceras pépticas, uretrite, vesícula.

Contraindicações/cuidados: Gravidez, lactação, hipoglicemia. Não associar a outras drogas estimulantes (café, chá, guaraná, cola, ginseng, etc).

Usar em períodos curtos e descontínuos.

Pode causar ansiedade, insônia, taquicardia, síndrome de intestino irritável. Em doses elevadas é purgante.

Veja um vídeo em inglês sobre os usos medicinais da damiane.

Modo de usar:

- Infusão: uma colher de sobremesa por copo de água. Uma a três vezes ao dia;

- infusão de 1 colher de sopa de folhas secas, esfareladas em 1 litro de água fervente. 3 xícaras de chá morno ao dia;

- Extrato líquido: 2 a 4 ml duas vezes por dia;

- Pó: 3 a 4 gramas de folhas em um copo de água 2 a 3 vezes ao dia;

- Licor: coloque em maceração 35 g de folhas de damiana, duas colheres de sopa de amoras Saw Palmetto, duas de raiz de angélica e meia de baunilha em 750 ml de whisky. Deixe uma semana, filtre com um coador de café, guarde o líquido. Junte as ervas com 750 ml de água filtrada ou fervida, aqueça a 80 °C e filtre. Antes de esfriar completamente junte um copo de mel.

Após esfriar completamente, adicione a parte que foi feita com whisky. Coloque em uma vasilha escura por mais 30 dias.

Uma pequena dose desse licor é capaz de produzir resultados interessantíssimos por mais de uma semana, mas não espere resultados imediatos pois as plantas atuam de um modo bastante lento, contudo eficaz.

Damiane

Um pouco de história :

Damiane foi usada como um afrodisíaco na antiga civilização maia, bem como antídoto para "tontura e perda de equilíbrio." Um missionário espanhol informou que os índios mexicanos faziam uma bebida das folhas damiane com adição de açúcar, e bebiam para melhorar a relação sexual.

A Damiane tem uma longa história de uso na medicina tradicional à base de plantas em todo o mundo. Pensa-se para agir como um afrodisíaco, antidepressivo, tônico, diurético, supressor da tosse, e laxante suave.

Ela tem sido usada para condições tais como depressão, ansiedade, inadequação sexual, debilidade, enurese, irregularidades menstruais, úlceras gástricas e a constipação.

No México, a planta também é usada para a asma, bronquite, neurose, diabetes, disenteria, dispepsia, dor de cabeça, paralisia, nefrose, espermatorreia, dor de estômago, e sífilis. Seus efeitos afrodisíacos foram registrados na literatura científica há mais de 100 anos atrás.

De 1888 à 1947 folha de damiana e elixires damiana foram listadas no Formulário Nacional, nos Estados Unidos. Por mais de utilizar um século damiane tem sido associada com a melhoria da função sexual em homens e mulheres. Dr. James Balch relata em seu livro de receita para Nutritional Healing damiane que "alivia dores de cabeça, controles de urinar na cama, e estimula as contrações musculares do trato intestinal." As folhas são usadas na Alemanha para aliviar a atividade mental superior e debilidade nervosa, e como um tônico para o sistema hormonal e o sistema nervoso central. EF Steinmetz afirma que na Holanda, damiana é conhecida por suas qualidades de reforço sexual e seus efeitos positivos sobre os órgãos reprodutivos. A British Herbal Farmacopeia cita as indicações para o uso de damiana de "neurose de angústia sexual com um fator predominante, depressão, dispepsia nervosa, constipação atônica, e inadequação coital".

Estudos da atividade ansiolítica em formulações - homeopáticas de Turnera aphrodisiaca Ward.


Dieta  de 21 dias