Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

PARA QUE SERVE O DONG QUAI

Angélica Sinensis

A dong quai, uma das ervas chinesas mais populares, é considerada o principal tônico para as mulheres, favorecendo ciclos menstruais regulares e aliviando as dores menstruais. Enquanto remédio reconfortante e relaxante que fortalece a atividade digestiva e hepática, é adequada para homens e para mulheres.

Descrição : Muito comum na China, onde são conhecidas pelo menos nove espécies de Angélica Sinensis, chamadas popularmente de Dong Quai ou Dang Gui, é uma planta cuja reputação na Ásia só perde para o Ginseng.

Parte utilizada: Raízes.

Propriedades: Conhecida na Ásia como "remédio das mulheres" por suas propriedades terapêuticas na pré e perimenopausa.

Indicações

Substâncias fitoestrogênicas das Angélicas Chinesas e Japonesas são muito ativas mas não tanto quanto os estrogênios de origem animal, que são 400 vezes mais potentes.

O que explica porque a Angélica sinensis pode ser usada para tratar sintomas como dismenorreia (dor na menstruação) e metrorragia (menstruação anormal), da pré-menopausa e também amenorreia (ausência de menstruação) e os calores da menopausa.

Quando o nível dos estrogênios é alto, característica da pré-menopausa, suas substâncias fitoestrogênicas reduzem a atividade hormonal ocupando os receptores de estrogênio espalhados pelo organismo feminino.

Quando o nível abaixa, na menopausa, os fitoestrógenos da planta atuam de modo semelhante ao do estrógeno natural aumentando a atividade desse hormônio. Os derivados cumarínicos dessa planta estimulam a atividade imunológica de pacientes com câncer, segundo estudos clínicos

Pode tomar-se dong quai para ajudar a manter um ciclo menstrual normal e a tratar problemas associados à menstruação, como sensibilidade mamaria e dores menstruais.

No caso de períodos irregulares ou ausentes, ajuda a estabelecer um ciclo menstrual mais regular se tomada durante vários meses. Contudo, deve ser evitada quando há fluxos menstruais intensos.

Embora pareça não ter uma atividade hormonal direta, a dong quai tem fama de ajudar a melhorar a fertilidade, conjugando-se bem com árvore-da-castidade (Vitex agnus-castus).

Dong Quai

Princípios Ativos : Compostos cumarínicos, flavonoides e fitoestrogênios

Toxicologia : A angélica sinensis pode aumentar o nível de açúcar na urina e as mulheres com tendência para desenvolver diabetes devem evitá-la.

Modo de usar: Coloque 4 xícaras de água em uma panela esmaltada ou de vidro grande. Não use alumínio; nem sequer aço. Coloque alguns pedaços de galinha crua magra ou carne de boi e uma raiz pequena de quai-don g ou a metade de uma grande. Cubra com água e deixe ferver.

Reduza o calor, para cozinhar lentamente por várias horas ou até que o líquido é reduzido a 1 1/2 xícaras. Deixe amornar e beba. Infusão de 30 g de raiz em 3 xícaras de água por 30 minutos junto com gengibre semi fresco. Beba 1 dia por semana como tônico uterino.

Extrato seco: 300 a 500 mg, dividido em 1 a 6 administrações diárias, juntamente com alimentos.



Dieta  de 21 dias