Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

PARA QUE SERVE O ENDRO

Anethum graveolens.

Planta aromática, muito usada como condimento, o endro é muito bom para casos de cólicas e intestino irritável.

Descrição : Planta da família das Apiaceae, também conhecida como aneto, anega, dill, funcho-bastardo.

O endro é uma planta anual que cresce até aproximadamente 30 centímetros, num caule único e macio.

As sementes contêm um óleo rico em limoneno e carvone.

Parte utilizada: Folhas, flores, sementes.

Princípios Ativos: Óleo essencial (3-4%): anetol, carveol, carvona, cariofileno, limonina, felandrina, eugenol; terpineno; di-hidro-carvoneno; liminina; miristicina; cumarinas: escopoletina, esculetina, bergapteno, umbeliferona. Flavonóides: derivados do kenferol. Ácidos fenólicos: caféico; clorogênico: ácidos graxos (10-20%); fitoesterois: b-sitosterol.

Propriedades medicinais: Antidiarréica, antiemética, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, depurativa, digestiva, diurética, dispepsia, estimulante, estomáquica, galactagoga, hipnótica, laxante, resolutiva, supurativo.

Indicações: Aerofagia, ânsia de vômito, aumentar o leite das mães, cólica intestinal em recém-nascidos, em dietas sem sal (rico em sais ninerais), digestão, dismenorréia, dispepsia, dor de dente, espasmos gastrointestinais, flatulências, fígado, furúnculo, gases, hiperacidez estomacal, insônia, inflamação dos olhos, limpeza e desinfecção de feridas, queimaduras e úlceras dérmicas, meteorismo, resfriado, soluços.

Nota: No norte da África se usa a decocção dos frutos como contraveneno.

Contra-indicações/cuidados: Contra-indicado o uso interno de óleo essencial durante a gravidez, lactância, para menores de seis anos e pessoas com gastrite, úlcera gastroduodenal, síndrome de intestino irritável, colite ulcerosa, enfermidade de Crohn, hepatopatia, epilepsia, mal de Parkinson e outras enfermidades. neurológicas. O óleo essencial pode causar fitofotodermatite (furanocumarinas). em doses elevadas é convulsivante.

Endro

Modo de usar:

- Decocção de uma colher de café de sementes em 250 ml de água por cinco minutos. Coar e tomar com suco de limão: soluço.

- Decocção de duas colheres das de café de sementes em 250 ml de água. Coar e tomar 1 xícara das de chá antes de cada amamentação: favorecer a lactação, gases intestinais.

- Decocção de uma colher das de sopa de sementes: ânsia de vômito.

- Decocção de quatro colheres das de café de sementes. Coar, adoçar com mel, beber antes das refeições: digestivo.

- Vinho: ferver em ¼ de litro de vinho tinto 1 colher das de café da semente do endro, um pedaço de canela e uma colher das de café de folha de eucalipto, durante 5 minutos. Abafar por 5 minutos e coar: resfriado.

- Infusão de 2 g de sementes em 100 ml de água por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia depois das refeições: cólicas, inclusive cólicas em bebês, acidez estomacal; insônia, flatulência.

- Infusão de 2 colheres de chá de sementes em 200 ml de água por 15 minutos. Adoçar com mel: cólica de crianças.

- Cosmética: clareia a pele, endurece as unhas e perfuma o hálito.

- Compressas do infuso das sementes: alivia inflamações oculares.

- Sementes ou folhas fervidas em azeite e colocado sobre furúnculos quente alivia a dor amadurecendo-os.

- Infusão de 5 a 10 g de sementes em um litro de água: em compressa para inflamações nos olhos de sementes.

- 10 g de sementes fervidas em azeite de oliva: aplicar ainda quente sobre furúnculos (amadurecer e aliviar a dor).

- Sementes: conservas de pepino e couve-flor.

- Folhas: ressaltam o sabor de peixes, aves, salada de batatas, molhos, manteigas aromáticas, pães, pastas de ricota e patês.

Endro FLor

O Endro na culinária

Também conhecido por aneto, é muito usado na cozinha sueca, finlandesa, russa e polaca para aromatizar salmão e batatas novas.

Também é utilizado em saladas na parte ocidental da Turquia. Tem um aspecto semelhante ao do funcho mas o sabor é muito diferente.

Também faz parte indispensável da cozinha búlgara, nomeadamente na preparação de alguns pratos típicos como a famosa sopa fria de verão chamada "tarator", para aromatizar pratos e sopas de cogumelos, ou saladas como a salada branca-de-neve, de pepinos, etc.




Indique nosso site para um amigo.