Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

EPILÓBIO

Epilobium angustifolium

Descrição : Planta da família das Onograceae. De folhas longas e perenes, lembra muito um salgueiro, cresce rapidamente, e suas flores cor de rosa desabrocham na renovação anual da natureza.

Nenhum solo é muito pobre ou ruim para o epilóbio, no outono sua folhagem prateada dura até a primavera.

É abundante em solo calcário e ácidos, geralmente em campos abertos, pastos, e particularmente sobre as terras queimadas, sua tendência de crescer rapidamente em áreas abertas com pouca concorrência, como locais de incêndios florestais e desmatamentos, faz dela um exemplo claro de uma espécie pioneira.

Parte utilizada: Folhas e flores.

Cerefolio anisado

Origem : Hemisfério Norte.

Propriedades medicinais: Calmante, adstringente, tônico e antiespasmódico.

Indicações: As folhas e as flores, mergulhadas em óleo de açafrão por três dias, servem como uma aplicação local para hemorroidas.

Uma decocção da planta toda pode ser tomada contra soluços da coqueluche e outras tosses espasmódicas, na dosagem de meia xícara fria até passar a crise.


Dieta  de 21 dias