Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

ERVA DE BICHO

Polygonum aquifolium

Descrição : Erva da Família das Polygonaceae. Planta anual, cuja altura varia de 50 cm a 1 metro. Muito vigorosa e de crescimento rápido. Seu caule possui anéis nodosos, apresentando riscas avermelhadas.

As folhas são alternas, inteiras, estreitas e pontiagudas, no formato de lanças, de coloração verde-brilhante e às vezes rajadas de vermelho. As flores são pequenas, de coloração branca ou rosada, e se dispõem em espigas longas, finas e flexíveis, que nascem na junção das folhas ou na extremidade do caule. O fruto-semente é um aquênio pequeno.

Plantio : O plantio da erva de bicho é feito por fruto semente ou estacas de galho, de preferência, em lugares úmidos, situados às margens dos rios. Colhe-se a parte aérea da planta no momento em que as flores estão desabrochando. O caule, a folha, a flor e o fruto apresentam um sabor fortemente apimentado.

Partes utilizadas : Partes aéreas.

Origem : Ásia e é muito comum em várias regiões do mundo.

Modo de conservar : Os caules, as folhas, as flores e os frutos são secos ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de papel ou de pano.

Propriedades medicinais: Anti-reumático,

Foto - Erva de Bicho

Indicações:

Estimulante da circulaçao; fragilidade capilar; varizes; afecções das vias urinárias; afecções da pele, erisipelas, eczemas e rachaduras do calcanhar : em 1 xícara de chá coloque colher de sopa da parte aérea picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 3 vzes ao dia.

Hemorróidas; fisuras anais; feridas; úlceras varicosas; afecções da pele, erisipelas, eczemas e rachaduras do calcanhar : coloque 3 colheres de sopa da parte aérea picada em 1/2 litros de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Aplique com um chumaço de algodão nas partes afetadas, de 2 a 3 vezes ao dia. No caso de hemorróidas, faça banhos de assento, massageando suavemente.

Reumatismo; artrites; dores musculares : em um recipiente com água em fervura, coloque uma peneira e sobre ela um pano, de modo que não atinja a água em fervura. Espalhe sobre esse pano 3 colheres de sopa da parte aérea picada e abafe por 10 minutos, para absorver bem os vapores. Ainda morno, aplique esse cataplasma nas partes afetadas, 2 vezes ao dia, deixando agir por 30 minutos.

Estimulante da circulação; fragilidade capilar; varizes; hemorróidas; afecções das vias urinárias : coloque 2 colheres de sopa da parte aérea picadas em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 60%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher de chá, diluindo em um pouco de água, 2 vezes ao dia.

Contra-indicações/cuidados: Pode ser emenagoga e abortiva.

Efeitos colaterais: Em provas de toxidade, mesmo com o triple da dose terapeutica indicada, não apareceram sintomas de intoxicação aguda ou subaguda.

 

VEJA TAMBÉM :

Extrato alcoólico da erva-de-bicho.

Bula do Medicamento Imescard - Composto de Erva de Bicho e Beladona.




Indique nosso site para um amigo.