Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

ERVA DE SÃO JOÃO PARA A DEPRESSÃO

Hypericum perforatum.

Descrição : É conhecida há centenas de anos na Europa, sendo considerada no passado como capaz de espantar os maus espíritos (do latim hypericum ). Atualmente é utilizada como antidepressivo, apresentando bons resultados no tratamento da depressão leve. Nas Farmácias Tradicionais e nas Farmácias de Manipulação, mediante receita, na forma de extrato seco padronizado. Uma forma mais concentrada e elaborada do produto. Sendo mais caro e de efeito mais efetivo.

Também na forma de tintura feita com álcool de cereais. Uma forma também boa de uso, exceto para diabéticos devido ao álcool contido na tintura.

Na forma de cápsulas contendo o produto na forma de pó. É menos concentrado e de efeito mais fraco. Produzida por alguns laboratórios especializados em flora medicinal.

Na forma de raiz em casas comerciais e casas de produtos naturais. Menos concentrada e que deve ser preparada segundo vários procedimentos sendo o mais comum, a fervura das raízes durante 2 a 3 minutos. Pode deixar de "molho" durante 24 horas na geladeira, em uma xícara coberta. No dia seguinte, aquece e toma o líquido. Em todos esses casos o produto deve ser bem lavado antes do uso.

Nas feiras livres e mercados sendo vendida por "folheiras", pessoas comuns com algum conhecimento empírico de uso do produto. Não recomendo essa prática por vários motivos e principalmente por se ignorar a origem da raiz, como e onde plantada, além do aspecto de higiene.

Atualmente existem fazendas plantando em escala comercial e da maneira correta. Algumas casas comerciais vendem a raiz em sacos grandes ou a retalhos. Geralmente de boa procedência e com a identificação correta da planta.

Plantio : Multiplicação: por sementes; Cultivo: em solos frescos, úmidos e férteis. O plantio deve ser por semeadura direta no terreno preparado com bastante matéria orgânica; Colheita: o ano todo durante a floração.

Propriedades : Astenia (cansaço), ansiedade, insônia, libido (desejo sexual), antidepressivo.

Principios Ativo : Ansiolítica, antiulcerogênica, antiviral, antibacteriana, cicatrizante

Modo de Usar : Melhora a astenia (cansaço), ansiedade, insônia e a libido (desejo sexual).

Ansiolítica suave, também atua sobre a melatonina e como conseqüência melhora o sono do deprimido.

Tem ainda efeito antiulcerogênico, antiviral, antibacteriana, cicatrizante. Mas seu uso mais comum é como antidepressivo leve.

Modo de usar : Tanto na forma de extrato seco ou de folha, pó e tintura, os melhores resultados começam a aparecer cerca de duas semanas do início do tratamento, tempo mínimo que levam para impregnar a área do cérebro onde atuam. Isso acontece também com os antidepressivos alopáticos ou químicos. Nenhum deles tem efeito imediato como se fosse um analgésico ou anestésico.

Contra-indicações/cuidados: Na gravidez e a sua utilização é também incompatível com plantas e alimentos, como o queijo, que contenham tiramina, uma vez que a associação entre eles pode produzir uma subida da pressão arterial. A metabolização da planta pode interferir com a metabolização de alguns medicamentos.

Efeitos colaterais: As doses não terapêuticas podem provocar fotossensibilização (devido à hipericina), levando ao aparecimento de eritemas (vermelhidão da pele) e queimaduras. Por este motivo, é conveniente evitar a exposição solar durante o período de utilização, e ter sempre em atenção a toma das dosagens recomendadas.

Erva de São João - Remédio santo contra a ansiedade.

Como funciona a erva de são joão - No cambate a depressão.

são joão


Indique nosso site para um amigo.