Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

ERVA FEDORENTA

Tagetes minuta

Descrição : Planta da família das Asteraceae, também conhecida como estrondo, rosa-de-lobo, vara de foguete, alfinete do mato, coari, rabo de rojão, cravinho de defunto, voadeira. Planta herbácea anual, ereta, muito ramificada. Folhas (muito) recortadas, verdes brilhantes, de forte aroma e providas de glândulas de óleo essencial; Flores em capítulos pequenos, em forma de corimbos muito densos, de cor amarela enxofre ou amarelo pálido. O fruto é um aquênio de cor marrom-escuro. Reprodução apenas por sementes. Planta mística e invasora, não é exigente quanto ao solo e clima. Deve ser colhida no início da floração.

Parte utilizada: Flores, sementes, raiz.

Habitat: É natural da América do Sul, ocorrendo espontaneamente em todo o Brasil, exceto na Amazônia, em pastagens, terrenos baldios próximos a residências, capoeiras e roupas limpas.

História: E usado pela população cabocla. Seu plantio junto a hortas e lavouras protege contra o ataque de nematóides pelos princípios ativos liberados por sua raiz. Afugenta insetos predadores.

Princípios Ativos: Cineol, linalol, carvona, ocimento, dextra-linoleno, fenol, anetol , eugenol, quercetagetina.

Propriedades medicinais: Antifúngico, anti-helmíntico, antisséptico, inseticida, repelente, reumatismo, resfriado, sudorífico.

Indicações: Gripes, resfriados, tosse, bronquites, calmantes, laxativo.

Modo de usar: Chá por infusão ou decocção : deixar as pétalas, repousar por 18 minutos. Tomar 3 xícaras ao dia.

Posologia: Adultos 1g de erva seca (1 colher de sopa) de folhas a sumidades floridas em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs como vermífugo e antiespasmódica: Emplastro de 1 xícara de planta fresca vaporizada em banho-maria, em uso tópico para dores articulares: Banho de Imersão de 50g de erva fresca em 1 litro de água fervente diluídos em água morna para alívio de mialgias. Dores articulares e como calmante: Infuso na dose indicada com 1 colher de sopa de mel para afecções das vias respiratórias Crianças tomam de 1/3 a 1/2 dose de acordo com a Idade.

Superdosagem: Não há relatos. Caso ocorra: Além das medidas usuais para Intoxicação, tratamento sintomático deverá ser instituído.

Erva Fedorenta


Dieta  de 21 dias