Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

ERVA SANTA

Aloysia gratissima

Descrição: Planta da família das Verbenaceae, também conhecida como alfazema-do-brasil, erva-da-graça, erva-de-nossa-senhora. Herbácea perene de até 2m de altura e caule lenhoso, muito ramificado. Folhas pequenas, membranáceas, verde azuladas, de contorno irregular. Flores amareladas, miúdas, que se aglomeram em espigas no ápice dos ramos. Toda a planta tem aroma de lavanda, daí seu nome. Nadou é exigente quanto ao solo. Reproduz-se facilmente por estaquia.

Parte utilizada: Folhas.

Habitat: Originária da América do Sul, ocorre espontaneamente em várias regiões do país.

História: De uso corrente pela população cabocla: por ser planta agreste, mas ruderal, é muitas vezes o único recurso que o mateiro ou caboclo tem na mata para tratar-se.

Princípios Ativos: Óleo essencial, contendo ácidos graxos, fenóis, hidrocarbonetos, álcoois, cetonas, ésteres, hidrocarbonetos sesquiterpênicos, cineol, eucaliptol, vainilina, alcaloides.

Propriedades medicinais: Usos etnofarmacológicos: carminativa, antitussígena, peitoral, estimulante, sudorífica, Expectorante, antiespasmódica e litagoga.

Indicações: Bexiga, catarro, gastralgias, lavagem de feridas e úlceras, resfriados.

Erva Santa

Posologia: Adultos: 10 a 20ml   de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água de 4g de erva fresca (2 colher de sopa para cada xícara de água) de folhas em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs. Crianças de 2 a 5 anos: 2ml 3 vezes ao dia, às refeições. De 5 a 8 anos: 3ml 3 vezes ao dia, às refeições. De 8 a 12 anos: 4 ml 3 vezes ao dia, às refeições. Xarope frio de 2 colheres de sopa de folhas amassadas com 1 xícara de chá de água e 1 colher de mel. Crianças tomam de 1/3 à 1/2 da dose. Utilizar para aromatizar chimarrão, carnes e ensopados.


Dieta  de 21 dias