Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

EUFRÁSIA, PLANTA MEDICINAL.

Euphrasia officinalis

Esta erva, cujas flores curiosamente se assemelham aos olhos humanos, é boa para os olhos. Embora pouco investigada, contém constituintes que se sabe terem um efeito tonificante sobre as membranas mucosas, incluindo as dos olhos.

Descrição : Planta da família das Scrophulariaceae, também conhecida como consolo-da-vista.

A Eufrásia é uma planta parcialmente parasitaria. Ela contém clorofila, mas obtém de seu hospedeiro água e minerais.

O nome Eufrásia vem do grego Eufrosina grego, que era uma das Três Graças e era conhecida por sua alegria, jovialidade e alegria.

Embora conhecida pelos gregos antigos somente no século 14 que é mencionado para "todos os males do olho". Sendo considerada uma das principais plantas usadas em afecções dos olhos, principalmente no alívio da conjuntivite.

Parte utilizada: Parte aérea.

Princípios Ativos: Ácido ascórbico, ácido caféico, ácido ferúlico, aucubina, betacaroteno, galotaninos, taninos.

Eufrásia

Propriedades medicinais: Adstringente, analgésica, anestésica, antialérgica, antiespasmódica, antiinflamatória, aperiente, cicatrizante, digestiva, expectorante, peitoral.

Indicações

Distúrbios dos olhos - Na fitoterapia ocidental, a eufrásia é um remédio específico para problemas dos olhos, tais como a conjuntivite ("olho vermelho") e a blefarite (infecção da pálpebra). Pensa-se que, se tomada internamente, cura a superfície do olho, aliviando a inflamação e controlando a lacrimação excessiva. Uma infusão de Eufrásia bem filtrada pode ser aplicada sobre o olho parcialmente fechado. Tradicionalmente, a erva é tomada para melhorar a visão.

Na Islândia, o suco expresso é usado para a maioria das doenças do olho e na Escócia, os Highlanders fazem uma infusão da erva em leite e ungir os olhos fracos ou inflamados com uma pena mergulhada nela

Catarro e febre do feno - Tomada regularmente, no Verão, por pessoas com febre-dos-fenos, a eufrásia ajuda a controlar sintomas alérgicos, tais como espirros, comichão nos olhos e excesso de muco aquoso. Os problemas semelhantes que afectam ouvidos, nariz e garganta também podem beneficiar com o seu uso.

Outros Usos - Abrir o apetite, cãibras, cicatrizar feridas, digestão, dor-de-cabeça, herpes, infecções respiratórias, insônia, lacrimejamento, perturbações nervosas, rinite alérgica, sensibilidade excessiva à luz solar (dos olhos), vermelhidão dos olhos, sinusite.

A erva seca é um ingrediente na British Herbal Tabaco, que é fumado mais útil para constipações crônicas brônquicas.

Modo de usar:

- Maceração, por 30 minutos de 5 g, de partes aéreas, em 100 ml de água. Usar em compressas sobre os olhos.

- Infusão de 1 g da planta seca, em uma xícara das de chá de água. Tomar duas vezes ao dia.

Eufrasia



Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.