Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

FALSO BOLDO

Coleus barbatus

Descrição: Da família das Labiatae, também conhecido como boldo de jardim ou tapete de oxalá. Trata-se de um subarbusto perene de 1,5 à 2,0 metros de altura, ramos de secção quadrangular, folhas opostas, ovado oblongas, pilosas, flores pentâmeras, azuis e violáceas, reunidas em racimos.

Seu sabor é amargo e possui um odor característico.

O boldo encontrado no brasil não corresponde à planta verdadeira, originária do Chile e usada na terapêutica. Contudo o nosso boldo assemelha-se ao verdadeiro, no que concerne às propriedades daquele; muito embora produzidas por princípios ativos diferentes.

Origem: Ásia

Propriedades: Digestivo, tônico, hipossecretor gástrico, carminativo.

Falso Boldo

Indicações: carminativo para afecções do fígado e ressaca alcoólica.

Princípios Ativos: Óleo essencial rico em guaieno e fenchona; contém ainda barbatol, barbasina, cariocal e barbatusol.

Modo de Usar :

Sumo - amassar 2 folhas em 1 copo e completar com água, tomar 20 a 40 gotas no momento do incômodo, ou até 3 vezes ao dia.

Tintura - 20 gramas da planta fresca em 100 mililitros de álcool, tomar 20 a 40 gotas no momento da incômodo, ou até 3 vezes ao dia.

Toxicologia: Em doses elevadas pode causar irritação gástrica e parece apresentar efeito cardíaco.

Taxonomia do Gênero :

Colerus barbatus

Coleus forskohlii

Plectranthus barbatus


Dieta  de 21 dias